DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Minas Gerais registra a primeira morte por dengue do ano de 2013 em Uberaba

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Uberaba, na região do Triângulo Mineiro, registrou a primeira morte por dengue em Minas Gerais neste ano de 2013. O resultado positivo veio da Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte, onde foram feitos os exames. A vítima, um homem de 48 anos, que contraiu a doença do tipo hemorrágica faleceu no dia 14 de janeiro.

De acordo com o orgão, inicialmente, o homem foi internado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro com febre hemorrágica e suspeita de leptospirose.

A Secretaria Estadual de Saúde  de Minas Gerais (SES) não confirma o óbito por dengue em Uberaba, pois ainda não recebeu o resultado dos exames realizados na Funed.

Dengue em Minas Gerais

A média diária de 366 notificações de dengue no Estado, neste mês de janeiro, é 95,7% superior à registrada no mesmo período de 2012 (187). Segundo o Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), somente até o dia 17 de janeiro, já foram feitas 6.225 notificações. Em todo o mês de janeiro do ano passado, houve 5.803 casos notificados. Para tentar conter o avanço da doença o governo vai organizar um mutirão de limpeza nas cidades onde a situação é mais crítica. O secretário de Saúde, Antônio Jorge, admite fechar janeiro com 10 mil notificações.

A medida foi tomada após ao menos dez cidades apresentarem problemas com a coleta de lixo - um dos principais fatores apontados pela SES para o aumento dos casos de dengue. "A situação é de alerta. Nós tivemos uma frequência de casos graves da doença, além do aumento das notificações. E boa parte da responsabilidade disso é da falta de coleta de lixo em várias cidades mineiras", disse o secretário. Em 83% dos municípios, houve troca de prefeitos, prejudicando o sistema de saúde organizado anteriormente, explicou.

Na próxima semana, a secretaria vai acionar a Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa) e a Defesa Civil do Estado para atuar com máquinas e agentes capacitados nos mutirões de limpeza. "Parece uma medida medieval, mas agora precisamos limpar as cidades que acumularam muito lixo nas últimas semanas. Vamos ver se as prefeituras aceitam a ajuda, e em quanto tempo podemos começar a fazer isso", completou o secretário.

Até o momento, 13 cidades mineiras declararam emergência devido às notificações de dengue - apesar de a SES ter sido avisada oficialmente por apenas oito municípios. As regiões mais críticas são o Vale do Aço e o Norte de Minas, aonde 280 agentes de saúde foram enviados pela secretaria para ajudar no combate aos focos da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário