DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

sábado, 19 de janeiro de 2013

FIM DA REBELIÃO EM CARATINGA


Às 06h15 da manhã deste sábado (19-01) foi declarado o fim da rebelião no Presídio de Caratinga. Foram necessários muito diálogo, negociações e cautela para dominar um manifesto de cerca de 180 detentos. A rebelião teve início por volta das 21h de ontem e começou após conseguirem render dois agentes penitenciários que estavam de plantão.
Segundo relatos, os agentes foram chamados em uma das celas para socorrer um detento que estava passando mal. Quando eles se preparavam para retirar o suposto doente foram surpreendidos pelos demais detentos e se tornaram reféns do movimento desencadeado por uma ala do presídio. Na sequência, os detentos foram libertando os demais rompendo com as próprias mãos as grades das celas.
Em poucos minutos a área interna do Presídio foi totalmente dominada. Situação quer perdurou por muitas horas. Durante o tumulto dois presidiários que ainda não tiveram seus nomes revelados ficaram feridos. Um  deles precisou ser encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal (PAM), após ter sofrido um corte contuso na cabeça, proveniente de um golpe de cadeado deferido por um outro detento.
Os presidiários não tinham armas de fogo, mas alguns fizeram dos pedaços de grades instrumentos ameaçadores. O primeiro ponto de partida de negociação com a direção da unidade prisional foi a solicitação da presença de juízes.  O pedido foi atendido e aos magistrados os presos reclamaram das penas consideradas por eles como rigorosas, solicitaram mais agilidade no julgamento dos processos e alguns se auto declararam como injustiçados.
Em um papel encaminhado às autoridades compententes, os presos tambpém reivindicaram espelhos nas celas e maior flexibilidade no horário e dias de visitas. Porém, mesmo com os juízes se comprometendo a avaliar as questões levantadas os detendos continuavam relutantes em entregar os reféns.  
Enquanto isso, na porta do Presídio o reforço da Polícia Militar se aglomerava. A operação contou com a participação com mais de 70 policiais militares, além da mobilização de agentes penitenciários de Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipaba, Inhapim e Manhuaçu. Um grande efetivo de policias da 22ª Companhia de Polícia Militar Independente e do 14º Batalhão da Polícia Militar de Ipatinga também reforçou o local. Além da vinda de equipes do COPE - Comando de Operações Especiais.
Com a chegada do Superintendente de Segurança Prisional do Estado de Minas Gerais, André Luiz Teixeira Mourão, as negociações foram retomadas até o seu desfecho pacífico. Com exclusividade, ele conversou com o Super Canal e relatou como foram os momentos decisivos e marcantes deste movimento.
Os detentos decidiram dar fim à rebelião com a certeza de que soltariam os reféns e não sofreriam represálias. Com muita cautela os dois homens foram libertados e os policias e agente penitenciários entraram no pátio do Presídio para recompor a situação.
Foi constatado um grande prejuízio ao patrimônio público do estado. Os detentos quebraram dezenas de celas e grades. Mas em uma avaliação do superintendente Mourão cerca de cincou ou seis celas terão de ser desativadas, mediante o grandioso estrago. Já as demais terão suas grades novamente colocadas ainda na manhã deste sábado. O remanejamento de presos foi fundamental, e não se trabalha com a possibilidade de transferências de presos neste momento.
Os agentes comunitários que ficaram na mira dos detentos foram encaminhados ao Pronto Atendimento Municipal e passam bem, apesar do susto e tensão. A manhã deste sábado será de organização e ordem no Presidio de Caratinga.
Apesar das especulações em torno do assunto, não houve queima de colchões, tiros, agressões ou fuga. A normalização do Presídio se deu de forma pacífica. 

Superintendente de Segurança Prisional do Estado de Minas Gerais, André Luiz Teixeira Mourão


Nenhum comentário:

Postar um comentário