DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Interrupção no abastecimento de água pode parar na Justiça


Nas últimas semanas, a população de Caratinga tem sofrido com as consequências de várias interrupções no abastecimento de água, algumas chegando a durar mais de 24 horas, em decorrência de problemas causados à adutora de água bruta da Copasa.
 
A adutora da Copasa tem sofrido seguidos problemas de desalinhamento, que ocasionam o vazamento de água, provocados pelo deslizamento de terra, na altura do km 157 da BR-474 – estrada que liga Caratinga a Ipanema –, próximo a Piedade de Caratinga onde, em janeiro de 2012, ocorreu um grande deslizamento de encostas, prejudicando o tráfego de veículos no local e que passará por obras de recuperação.
 
Por convênio, esse trecho da rodovia é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Os recursos para a realização da obra foram liberados, a licitação foi realizada, sendo vencida pela empresa Empav Empreendimentos e Pavimentação e a ordem de serviço, autorizando o início dos trabalhos, já foi assinada pelo diretor do DER-MG, José Élcio dos Santos Monteze, porém a obra ainda não foi iniciada.
 
Revolta
As interrupções no abastecimento de água, em decorrência do desalinhamento da adutora da Copasa, têm causado muita revolta nos moradores e comerciantes de Caratinga, diante dos problemas gerados.
 
Entre as reclamações da população, está o fato da Copasa não comunicar que ocorrerá a interrupção no abastecimento de água e, com isso, só se toma conhecimento de que o fornecimento de água foi interrompido quando ela falta nas torneiras.
 
Enquanto as donas de casa têm o desconforto de ficarem impedidas dos afazeres domésticos, os comerciantes, entre os quais os proprietários de bares, restaurantes e lanchonetes, sofrem muitos prejuízos, na medida em que, pegos de surpresa, enfrentam enormes dificuldades para preparo dos alimentos e, até mesmo, higienizar os utensílios e vasilhames usados no seu preparo e no atendimento aos clientes.
 
A revolta é tanta que um grupo de empresários comunicou ao jornal A Semana que, se as interrupções continuarem, estarão ingressando na Justiça, com uma ação, contra a Copasa e o DER-MG.
 
A Copasa alega que em todas as vezes que a interrupção no abastecimento de água é programada, ela informa à população antecipadamente, porém, no caso em questão, não existem meios de prever quando acontecerá o desalinhamento da adutora e, assim, fica impossibilitada de prestar tal informação.
 
O jornal A Semana entrou em contato com o coordenador regional do DER-MG, Nívio Pinto de Lima, na quinta-feira, 14, buscando informações sobre os motivos para que as obras de recuperação da BR 474 ainda não tenham sido iniciadas.
 
Segundo Nívio Pinto, além da impossibilidade de iniciar as obras devido às chuvas, após a sondagem inicial feita naquele local, houve a necessidade de se fazer um novo estudo geológico. A sondagem definitiva foi realizada, verificando-se ser preciso fazer uma adequação no projeto original, o que já aconteceu.
 
Porém, para que a empresa responsável pela obra e o DER-MG não venham a ser multados pela Polícia Ambiental, é necessário obter o Licenciamento Ambiental junto ao Instituto Estadual de Floresta (IEF). “Hoje (quinta-feira) eu recebi um telefonema do Marcelo Bordallo, analista ambiental do escritório do IEF em Caratinga. Ele já está com toda a documentação necessária e me disse que, nos próximos dias, estará dando o seu parecer quanto ao nosso pedido de Licenciamento Ambiental”.
 
Ele informou que, uma vez de posse do licenciamento ambiental, tão logo cesse o período chuvoso, imediatamente a empresa estará iniciando os trabalhos no km 157 da BR 474. “É importante deixar claro à população de Caratinga que tanto quanto eles, nosso desejo é que esta obra seja concluída o mais rápido possível, afinal, se a rodovia não apresentar mais problemas é menos preocupações para o DER. Não respondo pela Copasa, mas, fica óbvio que a empresa também tem o mesmo interesse, pois, com a interrupção de fornecimento de água, ela deixa de ganhar”.

fonte a semana agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário