DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Homem morre com suspeita de leptospirose em Juiz de Fora

A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, na Zona da Mata, confirmou uma morte suspeita de leptospirose. Um segurança, de 33 anos, natural da cidade, morreu na última quinta-feira (14), após ficar dois dias internado com dor de cabeça, febre, vômito e dores musculares, no Hospital de Pronto-Socorro (HPS). O caso pode ser o primeiro registro de morte pela infecção na cidade em três anos, já que segundo a secretaria, em 2008 e 2009 não houve mortes pela doença na cidade.
O morador do Jardim Esperança, região Sudeste, apresentou fraqueza e dores pelo corpo dez dias depois de ter contato com água de enchente. Segundo a chefe de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Mendonça, existe a suspeita de que o segurança tenha contraído a doença quando auxiliava na limpeza de um local alagado, mas também foram detectados a presença de ratos, principais hospedeiros da leptospirose, em área próxima à casa da vítima.
De acordo com a secretaria, o sangue coletado foi encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. O resultado dos exames que definirão as causas da morte do segurança será divulgado em até três dias.
Balanço
Em 2009, já foram notificados 60 casos suspeitos no Estado, sendo 35 descartados e um confirmado. Outros 24 estão sendo analisados. No ano passado, 73 casos foram confirmados e desses, 10 resultaram em óbito. A doença é transmitida pelo contato da pele com cortes e as mucosas com a urina dos animais transmissores: cães, bovinos, suínos, cavalos, cabras, o próprio homem e principalmente os ratos.
A leptospirose é uma enfermidade que possui tratamento, podendo se apresentar de forma leve a moderada, até a forma grave, com risco de evolução para o óbito. Assemelha-se com outras doenças infecciosas. As pessoas que tiveram contato com as águas de enchente ou esgoto devem procurar imediatamente o Centro de Saúde mais próximo, relatando ao médico o contato com água ou lama de enchente. Na notificação do caso clínico com sintomatologia semelhante a outras Febres Hemorrágicas, sem informações epidemiológicas, o médico deverá notificar o caso suspeito.
Os sintomas mais frequentes são: febre alta, dor de cabeça, náuseas, dores musculares, principalmente nas panturrilhas, podendo ou não ocorrer icterícia (coloração amarela em mucosa e pele).

Nenhum comentário:

Postar um comentário