DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Corpo do Bispo Dom José Eugêneo Corrêa será velado na Catedral de Caratinga



No início do mês de janeiro, Dom José Eugênio Corrêa, havia sido internado na Santa Casa, em Juiz de Fora, vítima de uma pneumonia. O Bispo, após alguns dias teve alta e voltou para a paróquia São José, onde ele ficava. Há cerca de 5 dias atrás, um pouco inchado, Dom Corrêa voltou a ser internado com problemas pulmonares.
Em entrevista realizada pela equipe de jornalismo do Super Canal com Monsenhor Raul Motta de Oliveira, ele contou que há algum tempo, em uma conversa informal entre ele, Dom Corrêa e Monsenhor Falabella, Dom José já estava com a respiração bastante ofegante, mas sua lucidez era incontestável. Durante esta conversa, o bispo cogitou a idéia de deixar Juiz de Fora e voltar para Caratinga, pois afirmava querer morrer aqui na cidade. Depois, ele mudou de idéia e resolveu ficar em Juiz de Fora para fazer companhia aos demais padres e à comunidade à qual já tinha grande afinidade.
O Bispo Dom José Eugênio Corrêa nasceu em 30 de maio de 1914, na cidade de Lima Duarte, Minas Gerais. Em 1941, Dom Corrêa teve sua ordenação presbiterial em Roma, Itália. Em 1957 ele teve a nomeação episcopal e a ordenação episcopal, no final deste mesmo ano, em Juiz de3 Fora. O Bispo viveu durante 21 anos em Caratinga e na manhã desta quinta-feira (28/01) veio à falecer com problemas pulmonares.
Dom Corrêa morreu aos 95 anos de idade. No dia 06 de dezembro de 1978 ele se despediu de Caratinga, deixando à cidade à cargo do Bispo Dom Hélio e assumindo a Paróquia São José, em Juiz de Fora. Monsenhor Raul revelou que foi ordenado como Vigário Geral da Diocese de Caratinga, em 1998, em Inhapim, por Dom Eugênio. Eles moraram juntos em Caratinga de 1959 à 1962.
Dom Corrêa foi um dos fundadores da antiga FUNEC. Ele promoveu a vinda de vários professores para Caratinga tornando o sonho de uma universidade na cidade real.
Um homem culto, que estudou em Roma, e desde quando chegou à Caratinga empenhava-se em um trabalho ligado diretamente com o povo. Incentivador da catequese, principalmente, para os adultos e muito inovador... Dom José Eugêneo Corrêa já incentivava os agora chamados grupos de reflexão, antes mesmo da definição deste trabalho no Concílio Vaticano II, no qual esteve presente. Ele era uma pessoa à frente de seu tempo!
Em 2006, Dom Corrêa teve uma publicação, na Revista Diretrizes, entitulada: Bispo Emérito de Caratinga, 92 anos. Em 2007, concedeu uma entrevista sobre os 50 anos de Bispo e foi definido com as seguintes palavras, pelo veículo de comunicação em questão, como: ‘lúcido, conciso e exato’. Em 2008, mais uma entrevista na mesma revista foi arquivada: ‘A igreja em busca de um caminho’. E neste mesmo ano, ele falou sobre os ‘50 anos da Revista Diretrizes’ a qual foi idealizador, escritor e impulsionador.
O Velório do Bispo Dom Corrêa acontecerá em Juiz de Fora, na Igreja São José, logo após a missa de corpo presente que será concelebrada às 20h. O corpo ficará no local até meia noite e depois, virá para Caratinga. A previsão é que o corpo de Dom José Eugênio Corrêa chegue à cidade por volta 5h ou 6h. O corpo será velado na Catedral. Haverá celebrações de missas de hora em hora. A última missa acontecerá às 19h com a presença do Arcebispo de Juiz de Fora e do Bispo Dom Hélio. Logo após, será realizado o sepultamento, na própria Catedral, na Cripta, onde estão sepultados Dom Carloto, Dom Lara, Dom Cavatti e, excepcionalmente, Monsenhor Rocha. Toda a comunidade está convidada a participar das celebrações e do sepultamento de Dom José Eugênio Corrêa que ajudou a construir a história de Caratinga, muito fez para Juiz de Fora e teve grande importância religiosa na vida de muitas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário