DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Padre Borelli se despede da paróquia da Conceição


Na noite de hoje, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, se despendem de padre Humberto Borelli em sua última missa como pároco. Borelli, que emprestou 25 dos seus 46 anos de vida sacerdotal a serviço daquela paróquia, hoje, aos 75 anos de idade se aposenta e ganha o título de padre emérito.
Filho de Cesário Augusto Borelli e Ercília Franzini Borelli sentiu a vocação para a Igreja quando tinha 12, 13 anos. Fez os cursos do segundo grau (o antigo Científico) e os preliminares no seminário sacramentino, em Manhumirim. Deu andamento aos estudos, em Petrópolis (três anos de Filosofia), e em Mariana, onde concluiu os quatro de Teologia. Seu diretor espiritual era o padre Joaquim Meireles, da ordem lazarista. 
A ordenação sacerdotal foi presidida pelo sucessor de dom Cavati na diocese, o sempre lembrado dom José Eugênio Corrêa, em 4 de julho de 1965. A grande matriz de São Lourenço, em Manhuaçu abrigou convidados, padres e familiares no ato solene de ordenação. Foi na mesma igreja que celebrou a primeira missa, no dia seguinte, tendo ao seu lado, o velho amigo e conselheiro, padre Joaquim Meireles. 
Sua trajetória na Igreja o trouxe para o Seminário Nossa Senhora do Rosário, onde permaneceu por quatro anos. Depois foi transferido para Simonésia, onde sua interação com a comunidade durou dez anos. Mas foi na direção da paróquia de Nossa Senhora da Conceição que seu talento foi, de fato, despertado. 
Quando assumiu, em 1986, a titularidade da Conceição, sua jurisdição geográfica era a mesma, porém, com muito menos moradores. Veio substituir padre Odilon Moreira, outro representante católico de muita expressão; Odilon, hoje é bispo da Diocese Coronel Fabriciano/Itabira. 

DOIS CAMINHOS
Segundo padre Borelli, toda partida tem dois caminhos, a alegria e a tristeza e às vezes os sentimentos se encontram. “Alegria, porque foram anos de trabalho e dedicação ao povo de Caratinga e tristeza porque agora a gente fica esperando a vida passar”.
Boas recordações percorrem os pensamentos do querido Borelli, que diz que o povo de Caratinga tem uma infinidade de pessoas com o coração de ouro e que lhe deram sempre grande acolhida desde sua chegada. Modesto, pede desculpas pelas limitações que possam o ter impedido de fazer mais coisas boas para a sua sempre lembrada Paróquia Nossa Senhora da Conceição e agradece aos meios de comunicação que caminham com a comunidade.
O carismático padre revela que vai aproveitar os próximos dias para visitar os familiares que moram longe, “com calma e matar as saudades que o tempo só fez aumentar”. No dia primeiro de novembro, retorna para Caratinga e vai morar com dom Hélio, bispo resignatário, no Bairro Santo Antônio. Mas, para quem não dispensa sua presença na celebração do casamento, ele explica que enquanto tiver saúde estará à disposição da comunidade, basta “a pessoa que quiser procurar o pároco e pedir a licença”.

SER PADRE
Ser padre não é uma vocação que alguém escolhe, porque se julga apto para tal, ou porque acha interessante; o sacerdócio é um privilégio. Para padre Borelli, ser padre é muito gostoso, ter a Igreja como esposa e ser um servo de Jesus. “A gente deve estar sempre pronto, para lavar os pés do irmão, ser manso e humilde à semelhança do Pai”.

NOVO PÁROCO
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição será assumida por padre José Carlos de Oliveira, que há cinco anos é pároco em Ubaporanga e tem 15 anos de sacerdócio. Borelli acrescenta que este é um padre dinâmico, com disposição e comunicador e “com certeza vai trazer muitas bênçãos para a comunidade e levar muito bem seu legado”.

fonte diario de caratinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário