DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Secretaria de Saúde descarta vacinação contra meningite em cidades da região de Ouro Branco


O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, voltou a descartar, nesta quarta-feira (26), durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o risco de uma epidemia de meningite C, em Ouro Branco e em outros municípios da região Central do Estado, como Congonhas e Conselheiro Lafaiete.
Segundo o secretário, de 10% a 30% da população é portadora assintomática da bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) na nasofaringe (garganta).
Fatores como o estado imunológico do indivíduo, a existência de aglomerados populacionais e fatores ambientais, como poluição do ar e condições climáticas podem desencadear a doença. Foi o que ocorreu em Ouro Branco, no alojamento da empresa Paranasa.
Sobre a vacinação em outros municípios da região, o secretário Antônio Jorge explicou que, como Congonhas e Conselheiro Lafaiete estão próximas de Ouro Branco é compreensível que a população se preocupe com a vacinação nestes municípios também. "Se estendermos a vacinação para essas cidades cometeremos um erro técnico, pois não há nenhuma indicação para vacinação nestes dois municípios. Os casos notificados nestas cidades estão dentro do esperado e não foi observada nenhuma ligação com o problema em Ouro Branco”.

De acordo com a médica infectologista e assessora da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, Tânia Marcial, para que haja a intervenção por meio da vacinação é necessário que existam indicações precisas como, por exemplo, a detecção de três focos distintos de transmissão da doença na mesma região, em um período inferior a três meses, além de um número mínimo de dez pessoas infectadas a cada 100 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário