DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Exoneração de Edra repercute entre a Associação dos Cartunistas do Brasil


A carta aberta enviada pela Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) à Prefeitura de Caratinga, à Câmara de Vereadores e à população caratinguense diz o seguinte: “Cidadãos de Caratinga, esta carta representa as entidades de classe abaixo assinadas, com cerca de dois mil profissionais do humor gráfico brasileiro, integrantes de veículos de comunicação da imprensa escrita, TV e Internet, editoras de livros e agências de publicidade. 

Aqui externamos, em carta aberta, nosso repúdio categórico à maneira pela qual o cartunista Edra, mentor e diretor da Casa Ziraldo de Cultura, foi exonerado de seu cargo pela Prefeitura de Caratinga. É inegável a competência de Edra, ao longo de sua atuação na criação e manutenção do Salão Internacional de Humor de Caratinga. Um dos eventos que coloca a cidade onde Ziraldo nasceu no mapa cultural mundial. 

Não bastasse isso Edra lutou e idealizou a Casa Ziraldo de Cultura que já construiu uma história e faz parte da vida cultural da cidade com diversos eventos para todas as idades. Em vez de uma justa homenagem, pelo relevante trabalho prestado em nome do município de Caratinga e pelos longos anos de diálogo entre a cidade e os cartunistas, Edra foi descartado por uma decisão notadamente política. 

Apelamos, enfim, à sensibilidade do poder executivo e dos parlamentares. A Casa Ziraldo de Cultura não se resume a meras decisões administrativas e burocráticas. O espírito do local valoriza, acima de tudo, o livre pensar e a Arte. É assim que os cartunistas o compreendem. Fazemos um apelo ao bom senso do Senhor prefeito, que sempre demonstrou carinho por esse trabalho. Não será em sua gestão, assim insistimos, que esse rico diálogo cultural será desprezado. 

Por princípio, acreditamos que o que há de mais admirável no exercício da política sempre paira acima das bandeiras e interesses partidários. É o governar pelo bem comum. Nós, cartunistas, somos justamente os maiores especialistas em traduzir, por meio de charges e cartuns, o pensamento do povo sobre tantos temas nacionais como esse. Aguardamos uma resposta, o mais breve possível, à nossa solicitação em nível nacional. 

Atenciosamente, ASSOCIAÇÃO DOS CARTUNISTAS DO BRASIL (ACB), JOSÉ ALBERTO LOVETRO (JAL) – presidente”. Edra também chegou a desabafar em sua rede social dizendo: “E fui surpreendido hoje com a porta da Casa Ziraldo de Caratinga fechada com uma nova fechadura e com uma exposição em pleno funcionamento trancada ao público. Falta de respeito. Já estava tudo armado. Só mais tarde li no jornal sobre minha exoneração. Saio tranquilo, com sensação de dever cumprido”. 

Em outro trecho, o cartunista diz: “Até o ano passado só foi possível realizar todas as exposições com empréstimo dos meus biombos particulares, sem ônus. Por fim, estava em total abandono. Tenho ofícios datados de outubro do ano passado com pedidos de ebulidor de café, papel higiênico, canetas esferográficas, pó de café e sabão que não foram atendidos”. Ainda em desabafo, Edra chegou a criar esta charge com a frase: “cabeças que rolam...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário