Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue, sofrer um acidente, passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável.Como não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano.
Esta é a quarta e última vez neste ano que Caratinga, através do Hemominas, realizará a coleta de sangue. A meta é de que, pelo menos, 200 pessoas estejam dentro dos critérios e possam realizar a doação.
É importante frisar que o sangue doado não faz a menor falta para o doador. Consequentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo. O período entre uma doação e outra para homens é de 3 meses e mulheres 4 meses. O processo é simples, seguro e dura cerca de 40 minutos.
Fim de ano é um dos períodos mais complicados e que mais necessita destas doações de sangue, afirmou o Coordenador do Departamento de Assistência Social de Projetos de Caratinga, Ridley Antônio de Vasconcelos.
A apresentação da carteira de identidade no dia da doação é obrigatória e alguns cuidados também devem ser tomados, como: estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50Kg; não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.
A coleta acontecerá neste sábado (05/12), de 08h às 16h, na Policlínica Municipal de Caratinga.
Olá Armado,
ResponderExcluirO assunto abordado na sua matéria é de grande importância e um ato de cidadania. Por isso o Ministério da Saúde incentiva à população brasileira a fazer doação de sangue, já que sempre há pacientes precisando de transfusão. Apenas para acrescentar uma informação: mulheres grávidas ou amamentando, pacientes que foram diagnosticados com hepatite após os 10 anos de idade; pessoas com doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, doença de chagas, sífilis, entre outras; usuários de drogas e pessoas que mantiveram relações sexuais com parceiros desconhecidos ou eventuais não podem doar sangue. Porém esclarecemos que testes são realizados na hora da doação para evitar que o paciente que receber a transfusão não seja prejudicado.
Ministério da Saúde