DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Última coleta de sangue do ano será realizada em Caratinga

Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue, sofrer um acidente, passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável.Como não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano.
Esta é a quarta e última vez neste ano que Caratinga, através do Hemominas, realizará a coleta de sangue. A meta é de que, pelo menos, 200 pessoas estejam dentro dos critérios e possam realizar a doação.
É importante frisar que o sangue doado não faz a menor falta para o doador. Consequentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo. O período entre uma doação e outra para homens é de 3 meses e mulheres 4 meses. O processo é simples, seguro e dura cerca de 40 minutos.
Fim de ano é um dos períodos mais complicados e que mais necessita destas doações de sangue, afirmou o Coordenador do Departamento de Assistência Social de Projetos de Caratinga, Ridley Antônio de Vasconcelos.
A apresentação da carteira de identidade no dia da doação é obrigatória e alguns cuidados também devem ser tomados, como: estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50Kg; não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.
A coleta acontecerá neste sábado (05/12), de 08h às 16h, na Policlínica Municipal de Caratinga.

Um comentário:

  1. Olá Armado,
    O assunto abordado na sua matéria é de grande importância e um ato de cidadania. Por isso o Ministério da Saúde incentiva à população brasileira a fazer doação de sangue, já que sempre há pacientes precisando de transfusão. Apenas para acrescentar uma informação: mulheres grávidas ou amamentando, pacientes que foram diagnosticados com hepatite após os 10 anos de idade; pessoas com doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, doença de chagas, sífilis, entre outras; usuários de drogas e pessoas que mantiveram relações sexuais com parceiros desconhecidos ou eventuais não podem doar sangue. Porém esclarecemos que testes são realizados na hora da doação para evitar que o paciente que receber a transfusão não seja prejudicado.
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir