DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

sábado, 8 de outubro de 2011

Teste da orelhinha pode evitar tratamento tardio


Cerca de 15 milhões de crianças precisam fazer tratamento auditivo por não serem submetidas ao teste da orelhinha logo após o nascimento. O dado é do Conselho Federal de Fonoaudiologia.
O teste, usado para diagnosticar problemas auditivos em bebês, é obrigatório em todos os hospitais e maternidades desde o ano passado. De acordo com o conselho, porém, a norma ainda é desconhecida.
Para ajudar na divulgação da lei federal, o Senado apresentou uma campanha publicitária com material explicativo impresso, além de um vídeo de 30 segundos. Na ocasião, a presidenta do conselho, Bianca Queiroga, apresentou dados mostrando que de cada 1.000 recém-nascidos no país, três apresentam algum tipo de problema auditivo. O número de casos no Brasil está na média do que é constatado em outras partes do  mundo, diz Queiroga.
Ela destacou que o diagnóstico de problemas auditivos, se não for feito nos primeiros 28 dias de vida, só ocorrerá aos 3 anos, quando a criança já apresenta uma série de sequelas. No caso do diagnóstico precoce, o tratamento deve ser iniciado até os 3  meses.
Para saber se o filho fez o teste antes da alta hospitalar, é necessário que os pais verifiquem se há o item triagem auditiva na caderneta de vacinação da criança. Queiroga reconheceu que diversos hospitais ainda não estão devidamente capacitados para o procedimento. Nesses casos, a recomendação do conselho é que as mães procurem locais específicos para que seus filhos sejam "prontamente atendidos". Além disso, a  entidade sugere que se busque orientação nos órgãos competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário