Um urso polar atacou um grupo de jovens campistas britânicos em uma ilha ao norte da Noruega, matando um adolescente de 17 anos e deixando pelo menos outros 4 feridos, informou em comunicado a Sociedade Britânica de Exploração Escolar, entidade que organizou a viagem ao remoto arquipélago norueguês no àrtico, onde vivem 3 mil ursos polares. A polícia norueguesa não revelou a identidade do adolescente morto. O urso foi morto a tiros por um membro da expedição.
A Sociedade Britânica de Exploração Escolar disse em comunicado que 80 pessoas, a maioria jovens entre 16 e 23 anos, faziam parte do grupo que acampava no remoto arquipélago de Svalbard, no àrtico norueguês, quando o urso atacou os adolescentes. A sociedade confirmou que os dois líderes da expedição, Michael Reid e Andrew Ruck, e dois adolescentes, Patrick Flinders e Scott Smith, foram feridos no ataque. O hospital de Svalbard informou que dois dos feridos estão em situação estável, enquanto dois estão em situação crítica, com ferimentos nas cabeças, provocados por mordidas e golpes do urso.
O arquipélago ártico de Svalbard, com uma população de 2,4 mil pessoas e 3 mil ursos polares, atrai turistas em busca de aventuras e também das vistas panorâmicas de fiordes, glaciares e montanhas cobertas de neves perenes. Os visitantes costumam ser advertidos a não montarem acampamentos em áreas onde vivem os ursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário