Após vistoria feita na manhã deste domingo (28), o coordenador da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza, afirmou ao G1 acreditar que uma possível falha no sistema de freios pode ter causado o acidente com o bonde de Santa Teresa que descarrilou e tombou no sábado (27), deixando cinco mortos e mais de 50 feridos.
"Me pareceu que realmente o freio foi acionado, mas quando isso acontece, o bonde fica travado, teriam marcas de frenagem nos trilhos, no solo. Mas não notei essas marcas durante a perícia", disse o engenheiro. "Acredito numa possível falha no sistema de freio do bonde. Uma das hipóteses mais fortes é de falta de freio, por escapamento de ar".
Ainda segundo o representante do Crea-RJ, foi constatado que o bonde usava arame em vez de parafuso para prender uma peça da sapata do freio. "Não deveria ter arame de forma nenhuma, mas não acredito que isso tenha sido a causa do acidente", disse ao G1. "Mas isso mostra o grau de degradação do sistema de bondes no Rio de Janeiro".
Nenhum comentário:
Postar um comentário