Em decisão inédita, o comércio da capital mineira está autorizado a funcionar nesta terça-feira (2), feriado de Finados. A autorização foi possível com a Convenção Coletiva de Trabalho celebrada em maio entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), sindicatos patronais do comércio filiados e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Secbhrm).
O comerciário que trabalhar amanhã terá a jornada estabelecida em oito horas, com direito a pelo menos 1 hora de intervalo para descanso e alimentação. O empregado também terá direito a uma gratificação que varia de R$ 25,00 a R$ 55,00, de acordo com o número de funcionários da empresa. Além disso, ficou garantido ao empregado que trabalhar um dia de folga, que deve ser concedida no prazo de até 60 dias após o respectivo mês do feriado trabalhado, devendo recair em uma segunda-feira ou em um sábado.
A negociação foi conduzida pelos sindicatos com foco em garantir benefícios para todos os agentes do comércio da capital. Para o empresário do comércio, a abertura em feriados é uma forma de compensar perdas decorrentes do fechamento das lojas em eventos atípicos deste ano, como a Copa do Mundo e as Eleições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário