Ontem a Prefeitura de Caratinga realizou o teste oficial da nova sirene do Sistema de Alerta Contra Enchente
Caratinga contava com apenas três sirenes de alerta, localizadas no prédio Monte Azul, Unidade I da Unec e na Cemig, e a quarta foi instalada em cima do Shopping Popular, na Rua Doutor José de Paula Maciel. Segundo o diretor do Departamento de Defesa Civil, Paulo Calegar, a nova sirene é duas vezes mais potente que as outras, com alcance de 5 km, com som diferenciado dos alarmes comuns. O teste oficial tem por objetivo verificar se o equipamento está funcionando dentro da normalidade esperada.
Calegar explica que se reuniu com professores de física para decidir o melhor lugar para o equipamento ser instalado. A opção foi a cobertura do prédio. “O som de sirene daquele porte quando acionada, se fosse instalada baixo, a tendência é o som bater nos prédios e descer”. Do alto, a propagação é maior, pelo menos em tese.
Para o meteorologista Ruybran Reis, o sistema de alerta de Caratinga é um exemplo para outras cidades. Paulo recebeu a notícia, veiculada pela TV, com satisfação e disse que o meteorologista apenas elogiou a forma do trabalho como é feita. “Aqui nós preocupamos; ficamos a todo o momento, informados de tudo que acontece no tempo, não fico satisfeito com apenas uma informação sempre busco saber mais”. Ele comenta que chegou a conversar com Ruybran sobre o temporal que se abateu sobre Belo Horizonte, há dias. Segundo ele, o pessoal do SIMGE, “mas ninguém deu importância”.
A sirene foi acionada pelo prefeito João Bosco Pessine, e por um minuto milhares de pessoas puderam escutar o seu alarme diferenciado; a nova sirene jogará seu som agudo até cinco quilômetros de distâncias. “Iremos acioná-la, a partir dos seguintes critérios: o volume de chuva que já caiu, o volume que ainda virá, e vamos analisar também o tempo nos próximos dias, e se necessário vamos acioná-la mesmo, mas espero que não haja necessidade”, diz Paulo Calegar.
Paulo adianta que o final do ano será marcado por chuvas fortes. “Neste último mês do não teremos muito chuva e chuvas fortes; já o janeiro será de muito sol e calor. Fico com medo é de fevereiro, pois o acúmulo de chuva será grande”, sinaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário