Sensibilizar, conscientizar e unir forças na luta contra o Câncer.
No último sábado o Núcleo do Câncer de Caratinga realizou a caminhada oncológica saindo da Praça Martha Carli, no Bairro Santa Cruz até o Calçadão da Praça Dom Pedro II, onde foram montadas tendas onde a população pôde se submeter a aferição de pressão arterial, testes de glicose e receber informações sobre nutrição e outros temas importantes para uma melhor qualidade de vida, além de show musical e sorteio de brindes.
Durante a caminhada, foram distribuídos panfletos específicos sobre o câncer, trazendo informações e orientações desde as medidas de prevenção até ao tratamento da doença.
Os participantes usaram camisas brancas e a blusa confeccionada pelo Núcleo do Câncer.
Os participantes usaram camisas brancas e a blusa confeccionada pelo Núcleo do Câncer.
O evento foi realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer. A Portaria do Ministério da Saúde nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”. Todos os anos nessa data, entidades do Brasil inteiro se mobilizam na luta contra a doença. A intenção é levar informações à população sobre a importância da prevenção.
Várias campanhas são realizadas para combater o câncer, os principais fatores que levam à doença são: fumaça de cigarro (químico), radioatividade (físico), infecções virais (biológicos).
Nos últimos anos, os tumores malignos, como também são chamados, foram responsáveis por 12% das mortes no mundo.
Os tratamentos da doença evoluíram muito e, hoje em dia, diagnósticos feitos precocemente podem auxiliar na cura do paciente em até 100%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário