O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um alerta para a baixa umidade relativa do ar neste domingo em seis estados: Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. De acordo com o instituto, a umidade pode ficar abaixo de 30% em algumas áreas, o que significa estado de alerta. O índice ideal teria que ser pelo menos acima de 50%.
Na última semana, o meteorologista Adelmo Correia, do Centro de Climatologia TempoClima/PUC Minas havia alertado sobre o ar seco em Minas Gerais e chamou a atenção para algumas áreas do Triângulo Mineiro e região Noroeste do Estado, onde houve registro de umidade relativa do ar entre 12% e 20%. Os fatores climáticos tendem a piorar a situação de pessoas que sofrem de problemas respiratórios.
A falta de chuva e o tempo seco favorece ainda o fenômeno da inversão térmica. Sem água para dispersar os poluentes, o ar fica dividido em duas camadas, uma fria e outra quente. A massa de ar frio, que por ser mais pesada fica mais abaixo, concentra poluentes. A massa de ar quente, mais leve, fica logo acima e impede que a poluição seja dispersada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário