O Hospital Vall d'Hebron de Barcelona liberou nesta segunda-feira (26) uma imagem do primeiro paciente submetido a um transplante total da face. Oscar recebeu foi operado em março e sua cirurgia durou 22 horas. Ele recebeu alta nesta segunda. O médico que liderou a cirurgia foi o espanhol Joan Barret e foram mobilizadas mais de trinta pessoas para o caso. O paciente recebeu toda a pele e músculos da face, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, os ossos da maçã do rosto e da mandíbula.
Segundo o hospital, essa foi a primeira cirurgia do gênero no mundo. O paciente sofreu um acidente aos cinco anos que deformou todo o seu rosto. Desde então ele não podia respirar ou falar normalmente. Os movimentos do rosto de Oscar devem ser restabelecidos entre 12 e 18 meses. O médico afirmou que a parte mais difícil foi evitar a rejeição que o organismo de Oscar pudesse rejeitar o rosto implantado.
O paciente concedeu uma entrevista onde agradeceu a todos que participaram da cirurgia. Ele fala com dificuldade há cerca de dois meses. Oscar está fazendo uma dieta baseada em líquidos e cremes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário