DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Sindicato dos jornalistas do Rio pode responsabilizar TV Bandeirantes por morte de cinegrafista

O Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro responsabilizou a TV Bandeirantes pela morte do repórter cinematográfico Gelson Domingos, de 46 anos, que ocorreu nesse domingo (6). Ele foi atingido por uma bala de fuzil no peito durante a cobertura de uma operação da Polícia Militar contra o tráfico de drogas em favela da zona oeste do Rio de Janeiro. Ele também era funcionário da TV Brasil. Veja aqui o vídeo com as últimas imagens gravadas pelo repórter.
Para a presidente do sindicato, Suzana Blass, a morte de Domingos foi uma tragédia anunciada porque os coletes dados pelas emissoras não resistem a tiros de fuzil. Ela afirma que o sindicato pode recorrer à Justiça para obrigar a Bandeirantes a amparar a família do cinegrafista.
“Isso [o colete] é uma maquiagem. Os coletes não oferecem segurança para o profissional porque não protegem contra os tiros de fuzil, a arma mais usada pelos bandidos e também pela polícia no Rio. E as emissoras só dão o colete porque a convenção coletiva de trabalho estabeleceu que o equipamento é obrigatório em coberturas de risco", reclama Suzana.
A Bandeirantes alegou que o colete utilizado nas coberturas, desde 2004, é o III-A. Segundo a rede de televisão, é o modelo mais resistente liberado pelas Forças Armadas para a utilização de civis. Além disso, a Bandeirantes afirmou que os repórteres e cinegrafistas foram treinados pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) sobre posicionamento em áreas de risco.
A presidente do sindicato ainda defende que todos os repórteres de rua tenham seguro diferenciado. A Bandeirantes garantiu que dá esse benefício aos profissionais que trabalham na empresa.
Gelson Domingos e o repórter Paulo Garritano ganharam, em 2010, menção honrosa na 32ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria TV Documentário, com a série sobre pistolagem no Nordeste, exibida no programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário