DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Novo vídeo apresenta diálogo entre vereador e secretário exonerado sobre aprovação de Consórcio

Um novo vídeo publicado pelo canal do site youtube “Denuncia Caratinga” traz um novo flagra, desta vez a postagem traz imagens e áudio de uma conversa entre o secretário exonerado de desenvolvimento econômico e turismo, Edson Soares, e o vereador Altair Soares, o Tairinha. A gravação é similar as outras já apresentadas, dentro da Prefeitura de Caratinga, na sala do secretário.

 No vídeo, a data da gravação é 19 de maio de 2010, o então secretário da época conversa com o vereador a respeito da votação de um projeto enviado pelo executivo à casa legislativa sobre o Consórcio.

No dia 05 de maio do ano passado começou a tramitar na Câmara Municipal de Caratinga um projeto de lei de autoria do prefeito João Bosco, cujo objetivo é a criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios do Leste de Minas (Cides-Leste), substituindo o até então Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Caratinga (Cismirecar). Na época, alguns vereadores pediram que fosse feito um estudo mais aprofundado sobre a criação deste consórcio.

A conversa gravada em vídeo deixa explícito que o secretário utilizava a sua sala para receber legisladores e tentar convencê-los a votarem em projetos de interesses do executivo. No início da filmagem, o vereador Tairinha diz: o João Angola e é interrompido pelo secretário que completa: o Ronilson, o Emerson falou assim: “Eu, Ronilson e Tairinha votamos a favor do Consórcio, Edson. Agora tem uma coisa lá que eles querem conversar”, destacou o secretário, deixando a entender que a mudança sugerida pelos legisladores estaria ligada a intenção de protocolo e ele teria avisado que não seria possível, pois do contrário o projeto seria rejeitado.

Edson dá detalhes ao legislador sobre uma conversa que teria tido com o vereador Irmão Emerson, e que o mesmo garantiu votar favorável ao projeto, alegando ainda que com os outros legisladores que não foram citados no início da conversa ainda não teriam sido abordados.

Durante a discussão, o legislador e o secretário tem um papel sobre a mesa, possivelmente com nomes de vereadores. Um nome é apontado no papel sugerindo que este votaria a favor do projeto. Edson ainda chega a comentar a esperteza deste legislador. O secretário destacou que o legislador estaria dizendo que não iria votar para tentar convencer os demais a não votar também e alerta “o cara que pensa que é mais esperto que todos vocês, é ele. Uma hora vocês vão ver que não é, ta?” Ele senta aqui e é muito inteligente. Olha só a ideia dele, abriu uma CPI na Câmara”.

 A partir de então devido a má qualidade do áudio fica praticamente impossível entender o que ambos conversam. Em determinado momento, Edson retira da gaveta da mesa um CD, mas não é possível entender o diálogo e a explicação do que seria a mídia em suas mãos, apenas que faz parte de um contexto da explicação de um porquê estaria tão confiante que o legislador votaria a favor do projeto.


O projeto do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios do Leste de Minas – CIDES-LESTE foi aprovado pela Câmara, sob a justificativa de que garantiria mais verbas federais e estaduais aos municípios integrantes para investimentos em diversas áreas como a saúde, a educação, o turismo, a cultura e o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário