DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Papa é acusado de arquivar processo de pedofilia

O jornal Stern afirmou que o papa Bento XVI arquivou um processo de investigação por denúncias de pedofilia contra o criador dos Legionários de Cristo, Marcial Maciel, quando ainda era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
De acordo com a publicação alemã, o religioso mexicano também foi "particularmente protegido pelo falecido papa Karol Wojtyla [João Paulo II]".
Criada em 1941 e reconhecida pelo Vaticano em 1983, a congregação dos Legionários de Cristo confirmou no ano passado as denúncias que apontavam que seu idealizador - morto em 2008, aos 87 anos, tivera uma filha com uma amante.
Posteriormente, outros filhos de Maciel se identificaram, relatando terem sofrido abuso sexual do próprio pai. Segundo reportou o Stern, Maciel também "violentou dezenas de seminaristas menores de idade".
O jornal adiantou nessa quarta-feira (7) que no fim de abril será divulgado um relatório da investigação ordenada em 2009 por Bento XVI sobre as instituições ligadas aos Legionários de Cristo.
Além disso, a publicação fala das "contas de Maciel nas Bahamas" e de uma suposta capacidade de bloquear "por anos, todos os inquéritos" internos, por ser um "dos mais eficientes coletores de doações à Igreja Católica".
Segundo reportou a imprensa, o processo contra o religioso mexicano sofreu atrasos durante o pontificado de João Paulo II (1978-2005) e foi acelerado depois de sua morte, com a eleição de Bento XVI.
Em 2006, ao término de uma inquérito de quase 10 anos sobre abusos sexuais contra seminaristas, foi decidida a suspensão de Maciel do ministério sacerdotal e episcopal e, devido à sua idade avançada e saúde debilitada, houve uma renúncia ao processo canônico.
Citando fontes da Santa Sé, a agência estatal Notimex reportou que nos últimos nove anos o Vaticano abriu cerca de 100 procedimentos canônicos contra sacerdotes mexicanos acusados de terem molestado crianças sexualmente.
O período ao qual se referem os dados vai de 2001 a 2010, a partir do momento em que os chamados "crimes graves" - entre os quais a pedofilia, começaram a ser julgados a nível central, sob a competência direta da Congregação para a Doutrina da Fé.
O México é o segundo país com o maior número de católicos no mundo (perdendo só para o Brasil) e que equivale a cerca de 86% da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário