Cerca de 13 toneladas de carvão vegetal ilegal foram apreendidas nesta sexta-feira (30) em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O carvão era proveniente de área de desmatamento ilegal e a venda amparada por um registro falso do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O dono da mercadoria, Rickson Cunha da Silveira, foi preso em flagrante. O material apreendido será distribuído em comunidades carentes de São Gonçalo. De acordo com o coronel Luiz Maurício Padroni, coordenador da Coordenadoria Contra Crimes Ambientais, esse tipo de apreensão é comum. Mas, agora, as operações estão se concentrando nos atacadistas e distribuidores e não mais nos pequenos produtores de carvão.
Durante a operação, foi identificada uma área ilegal de criação de porcos nas margens do Rio Guaxindiba, que deságua na Baía de Guanabara e pertence à Área de Proteção Ambiental de Guapimirim. Os responsáveis terão 72 horas para retirar os animais do local. Caso contrário, serão apreendidos e levados para um curral público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário