DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mãe de criança com gripe suína reclama da dificuldade de fazer exame para constatar doença na capital

A dificuldade de fazer um exame para constatar a Influenza A (H1N1), também conhecida como gripe suína, tem incomodado a técnica de seguros Érika Cézar de Oliveira, de 27 anos. A filha dela, de 1 ano, foi diagnosticada com a doença nessa segunda-feira (19) no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, mas a família não conseguiu fazer o exame que pode constatar a infecção pelo vírus.
Tudo começou quando a criança teve um princípio de pneumonia há cerca de 15 dias. O caso se agravou e a menina começou a apresentar os sintomas da nova gripe. "Ela vomitava bastante, teve diarréia e febre em torno dos 39,5 graus", conta a mãe.
A primeira consulta foi realizada na última sexta-feira (16) no Hospital Belo Horizonte, onde foram feitos exames e uma nova consulta foi marcada. No retorno, um dia depois, foi levantada a suspeita da doença e um pediatra prescreveu o Tamiflu, remédio usado para combater o vírus.
Por conta de problemas com a receita, a técnica de seguros, que mora no bairro Ipanema, na região Noroeste da capital, não conseguiu retirar o Tamiflu na farmácia da Secretaria Estadual de Saúde (SES) nessa segunda-feira (19). Para regularizar a situação, ela levou a filha ao Hospital Felício Rocho, onde um pediatra diagnosticou a gripe suína por meio de exames de sangue.
Ao buscar o remédio nesta terça-feira (20), Érika foi informada por uma funcionária da farmácia da SES de que o exame específico da doença não é mais realizado pelo governo. "Fui buscar o Tamiflu para minha filha e me disseram que se eu quisesse fazer o exame tinha que procurar um laboratório particular, onde me cobrariam R$ 162".
Procurada pela reportagem de O Tempo Online, a Secretaria Estadual de Saúde informou que o diagnóstico da doença é feito primeiramente pelo médico que atende o paciente e que o exame, quando necessário, é realizado somente dias depois.
Ainda segundo o órgão, os médicos seguem um protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e somente eles determinam a gravidade de cada caso e a necessidade de realização do exame.
Doença
Vinte e três novos casos de gripe suína foram confirmados em Belo Horizonte somente nessa segunda-feira (19), conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. No total, a capital mineira contabiliza 265 casos da doença.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 110 pessoas morreram em decorrência da nova gripe em todo o estado. O último balanço divulgado pelo órgão revelou que os novos casos, referentes a mortes que aconteceram nos meses de setembro e outubro, foram registrados nas cidades de Alto Rio Doce, Divinópolis, Lavras Patrocínio, Uberaba e Varginha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário