DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Remédio contra gripe suína passa a ser indicado para todos os pacientes


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais informou nesta quarta-feira (18) que o medicamento Oseltamivir, usado no tratamento da gripe suína, já está disponível em todas as unidades de saúde e municípios mineiros. A partir de agora, o tratamento é disponibilizado para todos os pacientes que manifestarem os sintomas, e não mais apenas para casos graves. "Os municípios já dispõem de estoques do medicamento e vão contar com uma referência técnica em cada um para orientar os procedimentos sobre a doença”, destacou o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Carlos Alberto Pereira Gomes. A medida foi tomada para tentar frear o número de mortes provocadas pela doença, que já chega a 15. Todas os óbitos ocorreram em junho deste ano e correspondem a 13% do total registrado no Brasil (110).
A mudança na distribuição dos medicamentos foi discutida durante uma reunião, nesta quarta-feira, para adaptar o protocolo de atendimento aos pacientes. O médico infectologista da SES, Frederico Figueiredo, esclareceu que com o novo protocolo qualquer paciente com quadro clínico suspeito de gripe pode receber tratamento com Oseltamivir, desde que haja indicação médica. “O médico pode prescrever o medicamento, independente de o paciente estar ou não no grupo considerado de risco ou se foi ou não vacinado. Também é importante que o tratamento comece em até 48h após o início dos sintomas”, esclareceu.
Sobre a presença de uma referência técnica em cada município do estado para descentralizar as informações, o Subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Maurício Rodrigues Botelho, esclarece que: “a referência será responsável pela orientação sobre a doença. Em municípios maiores já existe atendimento 24h, mas em cidades menores haverá um profissional que poderá ser contatado a qualquer momento para orientar às pessoas em caso de suspeita”, explicou Maurício Botelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário