DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Procon apreende mercadorias e interdita açougues em Caratinga

A fiscalização realizada pelo Procon Estadual junto a Açougues, Supermercados, Postos de Gasolina e Bancos, nos dias 27,28 e 29 de março, contando com a colaboração do Departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Caratinga e da Polícia Militar, resultou na interdição de dois açougues, várias autuações e apreensão de grande quantidade de produtos, que estavam sendo comercializados fora das especificações legais. A informação é do promotor Marcelo Mata Machado Leite Pereira, da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caratinga.

Açougues
De acordo com ele, na operação foram fiscalizados 16 açougues da cidade, mais de 50% dos estabelecimentos existentes no município, escolhidos em razão dos históricos de irregularidades cometidas, a partir de informações da equipe de Vigilância Sanitária do Município.

Foram feitas 11 autuações e interditados dois estabelecimentos: Açougue Lamartine, localizado no Bairro Esplanada, e Mercadinho Opção, no Bairro das Graças, por falta de Alvará de Funcionamento.

Nos açougues fiscalizados, as condições sanitárias eram totalmente insalubres, com freezer com a temperatura de refrigeração fora do padrão, sendo encontradas moscas mortas, larvas de moscas e alimentos de origens diversas, como carne, peixe e frango misturados, além da mistura de carnes frescas com carnes velhas.

Uma das falhas mais encontradas pelos fiscais do Procon foi a fabricação de linguiça no interior dos estabelecimentos, atividade que é proibida por lei. Outra falha notada nos açougues foi quanto à carne moída, encontrada armazenada, quando o direito do consumidor é de que a carne seja moída na sua frente, no ato da compra.

Além disso, constatou-se que vários açougues não mantinham condições ideais de higiene e refrigeração dos alimentos, situação que resultou na apreensão de uma grande quantidade de produtos. Foi encontrada, ainda, boa quantidade de produtos sem o selo de origem que, também, foram apreendidos.
PostosNo setor de combustível ocorreu uma boa surpresa. Foram fiscalizados os nove postos existentes em Caratinga, ocorrendo somente três autuações, porém, nenhuma relacionada à qualidade ou adulteração de combustível.

As autuações foram relativas a algumas inscrições nas placas informativas dos preços, rompimento de lacre e certificados dos decímetros e dos termômetros utilizados para análises dos combustíveis.
BancosJá com os bancos, a coisa foi diferente. Todos os bancos do município foram fiscalizados e o único que não foi autuado foi a Caixa Econômica Federal.

As autuações feitas aos outros sete bancos dizem respeito à informação ao usuário, tais como: colocação da tabela com preço das tarifas em local pouco visível; informação aos clientes que tem prioridade de atendimento; disponibilização de senhas para atendimento; assentos exclusivos para os idosos e tempo excessivo de permanência do cliente nas filas.
SupermercadosNa visita aos supermercados, entre os maiores e os de porte médio, pelos fiscais do Procon, todos os estabelecimentos foram autuados, com irregularidades que variam de alimentos deteriorados, embalagens avariadas, acondicionamento e armazenamento de produtos inadequados, produtos de origem animal sem registro obrigatório e alimentos com prazo de validade vencido.
MultasSegundo esclarecimentos do promotor Marcelo Pereira, “os estabelecimentos autuados serão chamados à Promotoria de Justiça para, se quiserem, pactuar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual se comprometerão a pagar a multa e, também, a se adequar às normas de direito do consumidor”.

O promotor informou que a proposta é realizar fiscalização de forma regular no município. “Ela é importante, não só por retirar produtos impróprios do mercado, evitando que o consumidor tenha seus direitos violados, como pelo seu valor educativo. Os fornecedores, cientes de suas obrigações e diante do fato de serem fiscalizados tendem a se adequar às normas de defesa do consumidor”.
fonte a semana agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário