DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

quarta-feira, 28 de março de 2012

Trabalhador é indenizado em R$ 15 mil por dormir em caminhão infestado de baratas

A 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais julgou o caso de um empregado de Manhuaçu, na Zona da Mata, que dormia dentro de um caminhão sem ventilação e infestado de baratas. A empresa foi condenada nessa terça-feira (27), em 1º Grau, ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$3 mil, mas a turma, acompanhando o voto do desembargador Bolívar Viegas Peixoto, deu razão ao recurso do trabalhador e aumentou a indenização para 15 mil. No entendimento dos julgadores, o valor deferido na sentença é insuficiente para compensar a dor sofrida pelo reclamante e, ainda, exercer a função pedagógica devida.
O desembargador relator do recurso ficou impressionado com as condições a que se submetia o trabalhador, classificando-as de "totalmente degradantes". Era comum entrar água dentro do baú e a empregadora não fornecia colchão e nem cobertor ao trabalhador. O magistrado acrescentou que a indenização por dano moral é devida quando comprovado o transtorno e o sofrimento causados pelos fatos.
Conforme explicou no voto, o código civil não estabelece nenhum parâmetro para fixação de valor de indenização por dano moral. Por essa razão, a questão é tão delicada. Para fixação do valor, o magistrado considera importante levar em conta os seguintes parâmetros: a dor física sentida pelo reclamante; a extensão da lesão; o sofrimento em virtude do exercício do trabalho do empregado; além do grau de culpa da reclamada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário