DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Doação de medula óssea: uma agulha no palheiro

Os mais de 1,5 milhão de cadastrados fazem do Brasil o segundo país com maior número de possíveis doadores do mundo, atrás apenas da Alemanha. Ainda assim, achar um doador de medula óssea em qualquer parte do mundo é como encontrar uma agulha no palheiro. Segundo o médico Wellington de Azevedo, , coordenador do setor de transplantes de medula óssea da Santa Casa de Belo Horizonte, a probabilidade é de um para cada cem mil. Num país miscigenado como o nosso, a situação é ainda mais crítica. “No Japão, por exemplo, a população é mais homogênea, as chances são maiores”, explica o médico. Ele alerta que essa probabilidade só será maior à medida que mais pessoas se cadastrarem.
O cadastro é feito em hemocentros ou durante campanhas, mediante da doação de 5 ml de sangue. Os candidatos, com idade entre 18 e 55 anos e boa saúde, devem apresentar documento oficial com foto e preencher um cadastro com informações pessoais, além de assinar um termo de autorização. “É necessário passar algumas formas de contato para que o doador possa se encontrado rapidamente depois”, explica Helen Pino, responsável pelo setor de captação do Hemocentro de Belo Horizonte.
Essa pequena amostra de sangue passa por exames que identificam as características genéticas de cada indivíduo. A partir daí, o doador passa a integrar o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, o Redome.
Paralelamente, há uma lista com doentes que precisam de doação de medula, o Rereme - Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea. A compatibilidade surge do cruzamento desses dois cadastros. “É importante que se faça o cadastro ciente que qualquer pessoa poderá, eventualmente, ser um doador. A chance de compatibilidade é rara, e a desistência pode ser cruel para com o paciente”, afirma Helen Pino.
Redome e Rereme fazem parte de listas universais. Ou seja, quem se cadastra pode doar a medula óssea a uma pessoa de Belo Horizonte, Salvador, Nova Zelândia, China.
O cadastro para doação de medula óssea pode ser feito no Hemominas de segunda a sexta-feira de 7h às 13h. Para quem também vai doar sangue, o horário é estendido de 7h às 17 horas. Saiba mais no site ou pelo telefone 31 3248-4500. O Hemocentro em Belo Horizonte fica na Alameda Ezequiel Dias, 321, bairro Santa Efigênia, na área hospitalar

Doenças
A doação de medula óssea pode ser indicada para tratamento de mais de 20 doenças, segundo Wellington Morais de Azevedo. A principal delas, responsável pela maioria dos transplantes, é a leucemia. Saiba mais sobre a doença:

Nenhum comentário:

Postar um comentário