DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Operação Rei do Gado: 717 cabeças de gado apreendidas na região

Após mais de oito meses de investigação, na madrugada desta sexta-feira (23/10), as Polícias Civil e Militar realizaram mais uma operação especial em conjunto, a operação denominada como REI DO GADO. Foram apreendidas 717 cabeças de gado. A equipe de jornalismo do Super Canal acompanhou todos os passos desta operação. Por volta das 04 da manhã, as equipes formadas por cerca de 80 policiais se reuniram em um ponto estratégico em Caratinga para a definição dos últimos detalhes, trata-se da articulação de dados e fortalecimento das informações levantadas em mais de oito meses de investigação.
Policiais civis e militares checaram as últimas informações repassadas pelo Delegado Regional João Xingó. A reunião do início da operação contou ainda com a presença do delegado da cidade de Inhapim, Welligton Moreira, os delegados da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil e tenente Roberto Diniz da Polícia Militar.
Realizada a divisão da equipes, as viaturas seguiram para os pontos estratégicos da operação. De acordo com o delegado regional João Xingó, a operação tem o objetivo de derrubar pelo menos quatro quadrilhas que vinham praticando o crime na região de Caratinga e Raul Soares. “Há meses estamos investigando os possíveis envolvidos na prática deste crime na região. Realizamos uma primeira operação em março deste ano e agora retornamos, com o apoio da Polícia Militar, para novamente verificar a situação destas fazendas e seus respectivos proprietários. Com a ajuda do IMA poderemos realizar a checagem do que é repassado ao órgão fiscalizador em relação a criação atual destes fazendeiros”.
Uma das fazendas vistoriadas durante a operação está Córrego São Vicente, a cerca de 90 km de Caratinga, que pertence ao município de Raul Soares. A propriedade, cujo administrador e Geraldo Monteiro, é um dos alvos da investigação. A equipe comandada pelo delegado Fernando Lima chegou ao local por volta das 05h da manhã. Toda a propriedade foi vistoriada por completo. O Médico-veterinário e fiscal agropecuário IMA, Gustavo Moreira, identificou em registro realizado no Sistema de Defesa Agropecuária no dia 22, dia anterior a data da operação policial, que apenas 144 cabeças de gado estavam devidamente registradas. Porém, constatou-se que na fazenda estavam mais de 700 animais.
A propriedade administrada por Geraldo Monteiro de Castro já apresentou suspeitas em uma primeira avaliação. Na ocasião, ele foi autuado pelo crime de receptação. O administrador da propriedade que pertence a sua mãe se defendeu das possíveis acusações, mas admitiu a ilegalidade junto ao IMA na declaração da criação. “Ninguém aqui na região tem a documentação correta da criação, ninguém! Eu tenho aqui na propriedade cerca de 800 animais, mas boi não tem chassi, mas pode me perguntar de quem eu comprei cada um deles que eu sei lhe dizer”, destacou.
Foram mais seis horas de operação. Os casos foram encaminhados para a Delegacia de Raul Soares. Em outras propriedades visitadas pelas equipes policiais, flagrantes e apreensões. A equipe comandada pelo delegado Almir Lugon, da Delegacia de Homicídios e Armas e Munições de Caratinga apreendeu na Fazenda Vermelho Velho, propriedade de Geraldo Batista, conhecido como Nego Cruz, região de Raul Soares, arma de fogo, munição, cheques e cerca de 94 gados sem procedência.
A primeira avaliação sobre a operação Rei do Gado é positiva, 717 cabeças de gado foram apreendidas e aproximadamente 94 mil reais em multas, segundo o IMA cada cabeça de gado em situação irregular junto ao órgão corresponde a uma multa de R$ 101.
Policiais Militares e Civil por mais uma vez unidos no combate ao crime, o que resultou em apreensões e prisões, além da iniciativa que visa a acabar com o crime praticado na região. O delegado regional João Xingó, deu seu recado. “Estas operações serão constantes na região, não viu permitir que este crime continue acontecendo. Com o amparo da Polícia Militar, nossos agentes da Polícia Civil e IMA vamos fiscalizar com rigor e cada proprietário terá de comprovar a origem de sua criação, do contrário será alvo de investigação e das demais providências cabíveis”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário