A Secretaria Municipal de Saúde alerta para o consumo de água proveniente das minas de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Segundo informou a instituição, nos relatórios apresentados em janeiro e maio deste ano, foi constatado que 12 minas apresentam contaminação de origem fecal (Escherichia coli), ou ambiental, tornando-se impróprias para consumo humano.
O consumo da água contaminada pode provocar diversas doenças, como amebíase, cólera, diarreias, hepatite A, intoxicações, verminoses e outras patologias. Segundo relatório da Vigilância Ambiental de Saúde, existem 18 minas que são utilizadas pela população para consumo ou para fins recreativos. A situação pode representar risco para a saúde da comunidade, uma vez que todas elas já apresentaram resultados positivos em análises anteriores para a bactéria Escherichia coli.
Por este motivo, a Prefeitura Municipal de Uberaba recomenda a não utilização das águas de minas, mesmo aquelas que não estão atualmente contaminadas, uma vez que não é possível garantir a qualidade das águas, tendo em vista as ocorrências anteriores de contaminação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário