DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Condenado pela morte de João Hélio se entrega à Justiça

Um dos participantes do assalto que terminou com a morte do menino João Hélio, em 2007, Ezequiel Toledo da Silva, de 19 anos, se apresentou na noite dessa terça-feira (24) à 2ª Vara da Infância e da Juventude, na Gamboa, na Zona Portuária do Rio.
O jovem foi acompanhado de Carlos Nicodemos, presidente da ONG Projeto Legal. A organização é responsável pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente Ameaçados de Morte no Rio de Janeiro.
A negociação da entrega de Ezequiel foi feita com o juiz Marcius da Costa Ferreira, da 2ª Vara da Infância e da Juventude. Ele é responsável pelo parecer favorável à inclusão de Ezequiel no programa de proteção. Ele havia conseguido a liberdade há 16 dias, depois de ter sido apreendido pelo crime em março de 2007, quando tinha 16 anos.
O representante da ONG criticou a decisão da Justiça, e disse não saber para onde o rapaz foi levado. A Polícia E a Justiça também não quiseram dar detalhes sobre o paradeiro do jovem.
Uma audiência realizada nesta quarta-feira (24), com o juiz do caso, o Ministério Público, a Defensoria Pública e parentes do rapaz deve decidir o futuro de Ezequiel.
Relembre o caso
João Hélio viajava no banco de trás de um Corsa prata, dirigido por sua mãe, Rosa Cristina Fernandes, em Cascadura, subúrbio do Rio de Janeiro, no dia 7 de fevereiro de 2007. A irmã dele, de 13 anos, e uma amiga da família também estavam no carro. Ao parar em um sinal de trânsito, Rosa foi abordade por três homens armados. Todos saíram do carro, mas o menino ficou preso ao cinto de segurança do lado de fora do carro.
Os bandidos arrancaram o carro e o menino foi arrastado pendurado por 7 quilômetros. Durante o trajeto, de 15 minutos, os ladrões percorreram cerca de 10 ruas arrastando a criança. Pessoas nas ruas avisaram a eles sobre a criança presa pelo cinto e chegaram a correr atrás do carro para tentar salvá-la, sem sucesso. Motoristas também tentaram alcançar os bandidos, piscando farol alto, aos gritos pela janela. O corpo de João Hélio foi encontrado junto ao carro abandonado pelos bandidos.
O caso provocou uma grande comoção nacional devido à crueldade. A participação de Ezequiel Toledo de Lima, menor de idade na época do crime, levantou uma vasta e polêmica discussão sobre a maioridade penal.
Outras quatro pessoas foram presas. Carlos Eduardo Toledo de Lima foi condenado a 45 anos de prisão, Diego Nascimento da Silva recebeu uma pena de 44 anos e três meses. Os outros dois, Carlos Roberto da Silva e Tiago de Abreu Mattos, foram condenados, cada um, a 39 anos de reclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário