DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

quarta-feira, 30 de maio de 2012

"Caixa preta" de ônibus, vans e caminhões será fiscalizada nesta quinta na BR-040, em Sete Lagoas


O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG) realiza, nesta quinta-feira (31), uma operação de fiscalização dos cronotacógrafos na BR-040, km 470, em Sete Lagoas. A operação acontece de 9h às 17h, e conta com a parceria da Polícia Rodoviária Federal.

Obrigatório em caminhões, ônibus escolares e coletivos e demais veículos com capacidade para transportar mais de 4.536kg ou acima de 10 passageiros, como vans, o cronotacógrafo é essencial para a segurança nas estradas. Considerado a “caixa preta” dos veículos, o cronotacógrafo é um aparelho que permite monitorar o deslocamento do veículo, bem como sua velocidade e distância percorrida.

Durante a operação de fiscalização, será verificada a validade do certificado de verificação emitido pelo Ipem/MG, além do lacre e etiqueta do Inmetro. Proprietários dos veículos ou empresas que não possuírem o certificado de verificação válido do cronotacógrafo serão autuados e têm dez dias para apresentar defesa junto ao Ioem/MG.

Cronotacógrafo

O cronotacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou sete dias. Para obter o certificado de verificação - obrigatório para transportar cargas e passageiros - o proprietário do veículo deve lacrar o equipamento em uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo Inemtro. Em seguida, deve passar por ensaios em um posto autorizado pelo órgão federal, que analisa se o instrumento atende aos requisitos do regulamento. Caso seja aprovado, o certificado de verificação é emitido e tem validade de dois anos, em todo o território nacional.

O IpemMG possui dois postos de ensaio: um deles está localizado na sua sede, em Contagem, e outro na regional Uberlândia. Em Minas Gerais, outros 24 postos estão em funcionamento e a listagem completa está disponível no site http://dipin.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo/
AGÊNCIA MINAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário