DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Caratinga tem um caso confirmado da Influenza A H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde realizou nesta quinta-feira (08/08)  uma coletiva à imprensa afim de esclarecer a situação atual da Influenza A H1N1 no Município de Caratinga.
No ano de 2013 já foram notificados 329 casos de Influenza A H1N1 com 73 óbitos no Estado de Minas Gerais. O município de Caratinga notificou até o dia 05 de agosto de 2013 05 casos suspeitos de Influenza A H1N1 com 01 caso confirmado através do exame laboratorial.
O paciente foi tratado adequadamente, seguindo o protocolo de atendimento e evoluiu com melhora do quadro clínico.
Aspectos Epidemiológicos
A Influenza é uma infecção viral das vias respiratórias, que ocorre durante todo o ano, mas é  mais frequente nos meses do outono e inverno, cujos sintomas são habitualmente febre  acima dos 37,8° C, dor de cabeça, dor de garganta, dores no corpo, tosse seca e prostração entre outros. Quando acompanhados de dispneia, desconforto respiratório, baixa de saturação ou hipotensão arterial, suspeita-se de infecção por Influenza A H1N1.

O Município de Caratinga vem mantendo uma vigilância permanente através do Departamento de Epidemiologia, para a detecção precoce dos casos de Influenza A H1N1. No cumprimento de protocolo de atendimento, ou seja, todo paciente diagnosticado com caso suspeito de H1N1, recebe tratamento gratuito, exame laboratorial confirmatório e acompanhamento da evolução clinica até melhora do caso, garantindo assim um atendimento adequado, que proporcione uma melhor assistência ao paciente.

Recentemente a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estadual de Saúde, promoveu uma capacitação para os médicos do Município.  A capacitação foi ministrada pela médica infectologista Carmelinda Lobato, do Vale Aço. A capacitação aconteceu no dia 12 de julho.  A palestra focou o protocolo de manejo clinico  da Influenza A H1N1. A médica falou os avanços da ciência na área, apresentou dados relevantes sobre o número de casos conhecidos no país e na região.

Procedimentos em casos suspeitos
Todo caso suspeito atendido pelo profissional de Saúde deve ser notificado à Superintendência de Vigilância em Saúde que posteriormente realiza a coleta do material para analise da Fundação Ezequiel Dias (Funed), além de realizar ações em loco, visitas as unidades de saúde hospitalar na busca ativa de paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ainda não identificados.

O município disponibiliza aos pacientes, o medicamento OSELTAMIVIR, que são distribuídos em dias úteis na Farmácia Municipal e nos finais de semanas e feriados nos hospitais e Pronto Atendimento Municipal (PAM).

A detecção precoce da suspeita desta infecção é importante visto que a medicação prescrita tem uma maior eficácia quando iniciado o tratamento nas primeiras 48 horas após inicio dos sintomas
Em caso dúvida entre em contato através dos números: 3329 9224 ou 3329 8037
fonte tv super canal

Nenhum comentário:

Postar um comentário