A catapora, doença que atinge principalmente as crianças, avança pelo interior do estado de São Paulo. Com a baixa umidade do ar, a transmissão fica ainda mais rápida, e algumas cidades já registraram surtos da doença.
A catapora atinge principalmente crianças, mas adultos também podem ser infectados. Ela é transmitida pela saliva e pela respiração. Com o tempo seco, o vírus fica mais tempo no ar, e o número de casos aumenta.
Em São José do Rio Preto, desde janeiro deste ano, foram registrados 1.094 casos, sete vezes mais que no mesmo período do ano passado.
Para evitar a transmissão, a secretaria de saúde já vacinou 1.800 crianças em 38 escolas onde foram registrados os casos, com idades entre nove meses e 5 anos e 11 meses.
Em Fernandópolis, um menino de 6 anos morreu por complicações da doença. Em Jaú a catapora também preocupa. Foram quase 60 casos nas últimas semanas.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a situação está sob controle. O número de casos normalmente aumenta no inverno porque as pessoas ficam em ambientes fechados. Por isso algumas cidades registram surtos – situação diferente da epidemia, e que não deve preocupar a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário