DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Vigilância Sanitária apreende 160 kg de carne imprópria para consumo


A intensificação da fiscalização em açougues da cidade realizada pela Superintendência de VS de Caratinga resultou na apreensão de 160 kg de carne de porco e de boi. O órgão preferiu não revelar o nome do estabelecimento que estava comercializando a carne sem o atendimento às normas padrão. O produto não possuía qualquer selo de certificação e documento comprobatório de sua procedência, o que é caracterizado, em casos assim, como um abate clandestino, que pode colocar em risco a qualidade do alimento adquirido pelo consumidor.
O diretor da Superintendência, Weverton Alves de Oliveira destacou que ao fiscalizar o estabelecimento não revelado, foi solicitada a documentação que comprova a origem da carne que estava no balcão à venda para os consumidores. O proprietário do estabelecimento não possuía o selo necessário ou documentos de compra do produto. Diante da ocorrência, a equipe de Vigilância Sanitária apreendeu o produto e notificou o estabelecimento.
Apreensão que não é a primeira vez que acontece na cidade neste primeiro semestre de 2009. O diretor da Vigilância Sanitária destacou ainda que na semana passada foi realizada uma outra apreensão, de cerca de 170kg de carne nas mesmas condições, o que pode colocar em xeque a qualidade de alguns estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal.
Os açougues notificados serão novamente fiscalizados pela Vigilância Sanitária. E, em caso de reincidência poderão ser multados.
Enquanto a VS realiza o seu trabalho fiscalizador, também é importante que o consumidor esteja atento na hora da compra e na escolha do estabelecimento. Veja algumas dicas que poderão contribuir:
O estabelecimento deve estar limpo, ter azulejos e parede sem infiltrações. Os funcionários também precisam estar adequados, tudo para evitar a contaminação dos alimentos.
A temperatura também é um fator importante para a conservação da carne. Em balcões refrigerados, o alimento deve estar a uma temperatura que varia de zero a seis graus.
Mas, antes da conservação, é preciso saber a origem da carne.
Certifique-se se a carne adquirida possui o selo do SIF (Sistema de Inspeção Federal), que garante a qualidade do alimento.
A Superintendência de VS de Caratinga ainda ressaltou que caso o consumidor tenha dúvidas ou suspeite de alguma irregularidade nestes estabelecimentos, deve acionar o órgão para que a fiscalização seja realizada. O telefone da Superintendência de Vigilância Sanitária de Caratinga é o 3329-8037.

Nenhum comentário:

Postar um comentário