DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Grávidas devem se afastar do trabalho e da escola em Curitiba, recomenda comitê

Todas as grávidas da capital paranaense deverão se afastar das atividades profissionais e estudantis a partir desta sexta-feira (21). O retorno está previsto para o dia 5 de setembro. A medida é uma recomendação do Comitê Municipal de Prevenção e Controle da Nova Gripe, formado por 26 entidades da sociedade civil e da administração pública e tem a finalidade de proteção as gestantes.
A ideia é que nesses 15 dias, o Comitê ganhe tempo para entender melhor a relação entre o vírus Influenza H1N1 e gestação para propor outras condutas ao grupo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, dos 498 casos positivos de gripe suína registrados na capital, 29 eram de gestantes. Uma delas morreu. E dos 1.851 casos confirmados da doença em todo o estado, 96 são de gestantes, o que equivale a 5% do total.
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) já havia feito a mesma recomendação e há duas semanas o secretário da Saúde, Gilberto Martin, assinou uma resolução também recomendando medidas preventivas para as gestantes, como a de que os serviços de saúde providenciem a transferência temporária das funcionárias gestantes para outros setores, cujas atividades sejam de menor risco e onde não fiquem expostas a pacientes com síndrome gripal e ao público em geral.
A Secretaria da Educação também recomendou que alunas, professoras e funcionárias gestantes permanecessem em casa até o dia 31 de agosto como medida de segurança.
A jornalista e professora Sandra Nodari, grávida de oito meses, diz que sua rotina mudou completamente. "Só saio de casa para ir ao médico, até minhas compras de supermercado tenho feito pela internet, e as roupinhas que faltavam para o enxoval do meu filho, quem está providenciando é meu marido", disse. "Tenho acompanhado o noticiário e acho que nós, gestantes, temos a responsabilidade de tomar todo o tipo de cuidado", completou.
Segundo ela, o avanço tecnológico colabora para prevenção da doença. Ela conta que no próximo domingo (23) vai participar virtualmente do chá de bebê do filho. Interagir com as amigas por meio de mensagens eletrônicas e câmera de vídeo.
No site criado pela Secretaria Estadual da Saúde do Paraná para dar informações atualizadas e oficiais sobre a nova gripe, o ginecologista Marcos Takimura afirma que durante o período gestacional as mulheres apresentam alterações hormonais, imunológicas, circulatórias e mecânicas, em razão do peso da barriga. "Porém, as gestantes saudáveis, aquelas em que a gravidez não é de risco, não precisam ficar isoladas. Elas podem trabalhar normalmente, desde que tenham cuidados com a higiene e evitem aglomerações", observou.
O médico recomenda que "se a gestante sentir qualquer alteração no seu estado de saúde deve procurar o obstetra, seja o médico particular ou o médico da unidade de saúde. As maternidades são os únicos hospitais indicados para atender suspeitas da nova gripe já na primeira consulta". ','').replace('','') -->

Nenhum comentário:

Postar um comentário