Nesta sexta-feira (2) será inaugurado o novo sistema de embalagens plásticas higienizáveis da CeasaMinas para frutas e hortaliças in natura. O uso dessas embalagens é regulamentado pela Instrução Normativa Conjunta 009 de 2002, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Com previsão de funcionamento a partir de outubro, o sistema será garantido por vales-caixa. As novas embalagens substituirão as caixas de madeira, que apresentam diversos inconvenientes – sobretudo ao retornar às lavouras –, como a possibilidade de contaminar as plantações com doenças vegetais. Além disso, as embalagens de madeira contribuem para o aumento das perdas de alimentos.
A adoção das caixas plásticas é resultado de estudos realizados pela CeasaMinas com a participação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que responde pela gestão dos Mercados Livres do Produtor (MLPs), por intermédio da Subsecretaria de Agricultura Familiar.
De acordo com o superintendente de Gestão dos MLPs, Lucas Scarascia, a utilização de caixas higienizáveis é uma medida de grande utilidade. “O novo serviço deverá dinamizar o mercado e atende à busca de sustentabilidade para comercialização de hortaliças e frutas da CeasaMinas”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário