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terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pacote do futebol 2012 da Globo deverá ser o mais caro da história da TV brasileira


No próximo dia 12 de setembro, o mercado publicitário brasileiro será apresentado a um novo patamar de plano comercial. Os valores do pacote do futebol da Rede Globo, para a temporada 2012, deverá ser elevado a níveis quase estratosféricos dentro dos padrões da mídia nacional. A expectativa está na percepção de que elas refletirão custos adicionais da emissora por conta do novo modelo de negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.
Para continuar com o monopólio do futebol nacional, a Globo vai ter de dispor de uma quantia bem maior do que os R$ 250 milhões pagos neste ano. Desta forma, a tendência é que o plano comercial de futebol da Globo sofrerá um reajuste substancioso, mas nada que possa ser considerado absurdo. Procurada, a Globo preserva qualquer informação referente aos valores do pacote Futebol. Os profissionais ouvidos, entretanto, estimam que o reajuste pode variar entre 25% e 50%.
“Embora seja um patamar alto, com este aumento a Globo não estaria repassando os custos da transmissão aos anunciantes. Se ela realmente cobrar pelo seu custo adicional, o aumento seria ainda maior”, analisa um dos profissionais ouvidos pelo Meio e Mensagem. Para ele, o plano comercial do futebol 2012, apesar de ser o mais caro da história da TV, não fugirá da normalidade. “Deveremos ver uma valorização espantosa a partir de 2013, quando a Copa da Fifa no Brasil estiver próxima e a visibilidade do futebol nacional aumentar de maneira significativa”, analisa.
Segundo as fontes, a Globo deverá custear parte do futebol com a renda obtida pela comercialização dos jogos em pay-per-view na TV por assinatura (o PFC, que em maio deste ano atingiu um milhão de assinantes, já fatura no mínimo de R$ 600 milhões/ano). A emissora também deve contrabalancear o aumento com uma ampliação da exposição dos cotistas por toda a sua grade.

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