O número de municípios mineiros em situação de emergência por causa das chuvas subiu para 46. De acordo com a Defesa Civil, nesta segunda-feira (2), a cidade de São João Evangelista, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, fez o decreto, após ser afetada por inundações.
Segundo a Defesa Civil, ao todo, 2.121.144 pessoas foram afetadas pela chuva, sendo que 9365 estão desalojadas, 404 desabrigadas e uma desaparecida. Mais de 2 mil casas foram danificadas.
Ainda segundo a Defesa, o número de mortes subiu para quatro. Nesta segunda-feira, um homem morreu após um prédio desabar no bairro Caiçara, na região Noroeste de Belo Horizonte. O corpo de uma mulher de 78 anos também foi encontrado em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, nesta segunda. Os outros dois óbitos foram de um homem, que morreu em outubro na cidade de Reduto, na Zona da Mata, e de uma mulher morta em novembro, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
Veja os municípios que decretaram emergência: Abre Campo, Acaiaca, Alagoa, Alpercata, Alvinópolis, Barra Longa, Belo Horizonte, Braúnas, Brasília de Minas, Buritizeiro, Claro dos Poções, Conceição do Pará, Dom Joaquim, Espera Feliz, Faria Lemos, Florestal, Formiga, Ibirité, Itamarandiba, Itumirim, Jacinto, Joanésia, João Monlevade, João Pinheiro, Juatuba, Leopoldina, Lima Duarte, Mariana, Mathias Lobato, Pará de Minas, Passabém, Paulistas, Poço Fundo, Ponte Nova, Raposos, Santa Rita de Jacutinga, São Domingos do Prata, São João Evangelista, São João da Mata, São João do Oriente, São Sebastião da Vargem Alegre, São Sebastião do Rio Preto, Setubinha, Timóteo, Vespasiano, Vieiras.
A orientação é para que as pessoas evitem passar por áreas alagadas, a pé ou de carro, observem sinais de encharcamento e movimentação do solo das encostas e abandonem suas casas preventivamente, caso estejam em área de risco. Além disso, é preciso evitar o acúmulo de lixo em vias públicas, porque pode prejudicar o escoamento da água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário