A chuva que atinge quase todas as cidades de Minas Gerais causou e ainda causa vários danos e transtornos em pelo menos sete cidades da Zona da Mineira. De acordo com a Defesa Civil Estadual, moradores de Bonfim sofrem com várias áreas de inundação na manhã desta terça-feira (3) devido ao transbordamento de rios e córregos da região. Parte da comunidade está isolada. A contabilização de danos e prejuízos ainda está sendo feita pela prefeitura do município, que fica a 82 km da capital mineira.
Em Lamim, o rio que corta a cidade transbordou nessa segunda-feira (2) e provocou inundações, deslizamentos de taludes e danificação de pontes e residências. A área rural e urbana do município foram afetadas..
Em Matipó, o primeiro dia de 2012 foi marcado por vários pontos de inundações e deslizamentos de encostas. O Rio Matipó ficou com seu nível elevado e, devido à cheia, as famílias ribeirinhas foram alertadas sobre o risco de ficarem ilhadas.
Em Cipotânea, o grande volume de precipitações contribuiu para o aumento brusco dos níveis de córregos e rios que passam pelo município, que teve grande parte inundada. Houve registro de deslizamentos de taludes e interdição de vias na cidade. Apenas na noite dessa segunda-feira (2), o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido na cidade.
Em Dona Euzébia, os Rios Xopotó e Pomba transbordaram e deixaram pelo menos 70% da área urbana inundada. O fornecimento de energia elétrica e água potável teve que ser cortado. As famílias afetadas estão sendo abrigadas em igrejas e escolas disponibilizadas pelo município.
Em Ubá, a areá central da cidade e os bairros localizados às margens do Ribeirão Ubá foram afetados por alagamentos, escorregamentos e deslizamento de encostas. O sistema de abastecimento de água de algumas casas teve que ser interrompido.
Em Raul Soares, devido ao transbordamento dos Rios Santana e Matipó e do Córrego de Ubá, que cortam o município, as autoridades locais decretaram situação de emergência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário