Luiz Gabriel tem 11 meses e no sábado ele tomou a primeira dose da vacina contra a meningite do tipo C. Assim como ele, crianças em todo o estado receberam a vacina através da rede pública, nos postos e unidades de saúde. A meningite bacteriana do tipo C é particularmente perigosa, podendo levar à morte. “A meningite é uma inflamação das meninges, que são membranas que envolvem o cérebro. A do tipo C é muito perigosa porque pode levar à infecção generalizada, e evoluir para a morte do paciente” – explicou a coordenadora da Unidade V de Saúde, Fabiane Novaes.
A campanha de vacinação contra a meningite é inédita no Brasil. Minas Gerais é pioneiro, sendo o primeiro estado a oferecer este serviço gratuitamente. As 800 mil doses a serem aplicadas no estado foram fornecidas por uma empresa da Suíça, já que a vacina só começará a ser produzida no Brasil a partir do fim de 2010. Por este motivo, a vacinação em escala nacional só deve ocorrer em 2011.
O sentimento entre os pais que levaram as crianças para vacinar é de alívio. Na rede privada a vacina custa em média 130 reais cada dose, e muitas famílias não teriam como adquiri-las para seus filhos. A professora Luciana, mãe de Luiz Gabriel, chamou atenção justamente para esta oportunidade de imunizar as crianças gratuitamente.
A campanha de vacinação contra a meningite do tipo C teve início no último dia 23 e continua até na sexta-feira, imunizando crianças menores de 2 anos e maiores de 3 meses. O serviço está disponível em todos os postos de saúde da família na sede do município e é preciso levar o cartão de vacinação da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário