O Curso de Libras, Língua Brasileira de Sinais já é disponibilizado em Caratinga há alguns meses. 29 professores de escolas estaduais do município passam por uma capacitação para atender os alunos surdos. O curso possui a carga horária de 180h. Sendo 120h presenciais e 60h não presenciais, estágio.
Muitas escolas da localidade possuem alunos surdos que não têm este ensino direcionado e a intenção é fazer a inclusão deste público não só nas escolas mas também em suas comunidades.
Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias. O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.
Um dos palestrantes deste módulo do curso foi João Elias do Amaral Júnior, do Pará de Minas, que é surdo e mudo. Ele revelou que há 9 anos atua nesta área.
A professora da Escola Estadual Engenheiro Caldas, Maria José Aniceto, destacou a relevância em capacitar profissionais para atender a demanda destes alunos em Caratinga que é grande. Todas as escolas precisam ter profissionais para atender este tipo de público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário