DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Campanha de vacinação contra a poliomielite vai até a próxima sexta-feira


Em dois dias de vacinação contra a poliomielite, Minas Gerais imunizou 58,8% das crianças menores de cinco anos em todo o Estado. A campanha, que teve início no sábado (13), tem como meta, nesta segunda fase, vacinar 95% da população infantil até a próxima sexta-feira (19).
“A cobertura vacinal atingida até o momento não está dentro do esperado, mas temos que levar em consideração que muitas cidades ainda não tiveram tempo de lançar os dados no sistema. Acredito que, até o final da semana, a meta será alcançada”, destacou a coordenadora Estadual de Imunização, Tânia Brant.

Mais de sete mil postos, entre fixos e volantes, estão disponibilizando a vacina. A intenção é facilitar a vida dos pais, possibilitando que eles possam levar os filhos perto de casa para receber a gotinha. Para atingir 95% de cobertura vacinal, 1.220.397 doses deverão ser aplicadas. Na primeira etapa, realizada no mês de junho, Minas alcançou 100,95% da meta, imunizando 1.296.788 crianças.

Este é o 32º ano de campanha nacional contra a pólio. O Brasil, que recebeu o certificado internacional de erradicação transmissão autóctone do poliovírus selvagem em 1994, não registra caso de poliomielite desde 1989.

A doença
A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus. É mais comum em crianças - "paralisia infantil" -, mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus selvagem pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas.
 
Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.

A poliomielite se encontra em fase de erradicação global. No entanto, a transmissão do poliovírus selvagem persiste em alguns países. Para a efetivação de sua eliminação, as atividades de Vigilância Epidemiológica e de vacinação devem ser priorizadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS), em maio de 1988, na 41ª Assembléia Mundial de Saúde, elaborou uma resolução com o objetivo de erradicar a poliomielite causada por vírus selvagem.

Para isso, são utilizadas, até hoje, três estratégias: altas taxas de cobertura vacinal, instituição de doses suplementares, por meio de dias nacionais de vacinação, e, finalmente, o desenvolvimento de programas de vigilância epidemiológica e laboratorial eficazes. Os resultados obtidos foram expressivos, o que levou à erradicação da pólio em quase todo o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário