DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Jovens entre 16 e 17 anos já podem doar sangue, a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (11), jovens entre 16 e 17 anos já podem doar sangue, desde que tenham autorização dos pais. Pelas regras anteriores, a doação só era possível para maiores de 18 anos até 65 anos. Agora, após nova portaria publicada pelo Ministério da Saúde, idosos de até 67 anos também podem ser doadores.

A nova regra foi anunciada pelo ministro da saúde, Alexandre Padilha, diz ainda que "a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria". Atualmente, a orientação sexual faz parte do questionário aplicado para a triagem de doadores.

Homem que tenha feito sexo com outro homem (HSH) nos últimos 12 meses continua impedido de doar sangue. O argumento é que o risco de contágio pelo vírus HIV nesse grupo é maior em comparação aos heterossexuais. "Todos os nossos estudos recentes ainda mostram que o risco de homem que fez sexo com homem é 18 vezes maior de ter infecção pelo HIV do que a população que não tem esse tipo de atividade sexual. Esse risco aumentado faz com que se exclua homens que tenham feito sexo com homem nos últimos 12 meses", afirmou Padilha.

A restrição está prevista em legislação desde 2004 e também engloba heterossexuais que tenham tido relação sexual com mais de um parceiro no mesmo período. Não há impedimento para as lésbicas.

Doadores
Dados do Ministério da Saúde indicam que 1,9% dos brasileiros doam sangue regularmente. A taxa está dentro do parâmetro de 1% a 3% definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas, de acordo com a pasta, ainda precisa melhorar. O ministério pretende aumentar esse percentual para 2,1% até 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário