DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

sexta-feira, 11 de março de 2011

João Bosco pode responder por improbidade administrativa após acordo com partidos políticos em troca de cargos na Prefeitura

Procurado pela equipe de jornalismo do Super Canal, na manhã desta quinta-feira (10/03) o advogado Alexsandro Victor, especialista em Direito Público, analisou o caso que envolve o prefeito de Caratinga, João Bosco Pessine e mais quatro partidos políticos na assinatura e registro de documento negociando apoio político em troca de cargos na Prefeitura.

O advogado recebeu uma cópia do documento e adiantou que o “termo de compromisso” é ilegal, ou seja, não possui valor jurídico. Indagado sobre a possibilidade de um inquérito ser instaurado e suas conseqüências, o advogado destaca que no caso em questão o prefeito poderá responder por Improbidade Administrativa, que corresponde a um ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da administração, ato impregnado de desonestidade e deslealdade, conforme salientam os juristas.

Uma das questões levantadas é a data em que o documento foi assinado, em junho de 2008, quando João Bosco Pessine ainda era candidato. Alexsandro explicita que a questão independe. Segundo a legislação, “quando o candidato oferece qualquer bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública pode resultar em cassação”. Entretanto, deve-se levar em conta que a denúncia foi apresentada agora e não no período eleitoral, quando aconteceu. Mesmo assim, o cumprimento deste acordo, mesmo que em partes, coloca em pauta a moralidade da medida, e tudo isto pode acarretar outras consequências.

E mesmo diante da legalidade ou não de documentos e assinaturas, parte do que foi prometido pelo prefeito se cumpriu, haja visto a nomeação do secretário de saúde, Roberto Carlos e do secretário de Defesa Social, Emídio Rocha. Refere-se a um candidato com aspirações de ser prefeito, oferecendo cargos em troca de apoio político.

Diante do fato e sua gravidade, os caratinguenses aguardam agora um pronunciamento e posicionamento dos dez vereadores da Câmara Municipal de Caratinga. Dentre as missões de um legislador, está a de fiscalizar o poder executivo. Espera-se que uma atitude venha a ser tomada, em prol do fim da banalização política e em prol da moralidade dos homens públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário