DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Polícia Federal faz operação contra o comércio ilegal de anfetaminas em Minas

A Polícia Federal deflagra nesta terça-feira (22) uma operação contra o comércio ilegal de anfetaminas em Minas Gerais. Intitulada de “Operação Efeito Colateral”,  a ação tem como principal objetivo reprimir a compra e consumo de anfetaminas, que normalmente são utilizadas em processos de emagrecimento.
Ao todo, os agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) irão cumprir sete mandados de prisão temporária e quinze mandados de busca e apreensão, que foram emitidos pela Justiça Federal de Ipatinga, no Vale do Rio Doce, e nas cidades mineiras de Resplendor, Conselheiro Pena, Cuparaque, além das cidades capixabas de Nova Venécia, Ecoporanga, Barra de São Francisco, Barra de São Francisco e Baixo Gandu.
De acordo com a Polícia Federal, sete dos mandados de busca serão cumpridos em farmácias e fiscais da ANVISA e da Gerência Regional de Saúde de Minas Gerais irão ajudar nessas buscas.
Segundo a PF, a operação, que iniciou-se em outubro de 2010, tem como principais alvos proprietários de farmácias de manipulação que atuam no leste de Minas Gerais e no interior do Espírito Santo.
Ainda conforme a polícia, as investigações começaram a partir da troca de informações entre a Polícia Federal Brasileira e o DEA (Drug Enforcement Administration), a agência de drogas americana. De acordo com a PF, os empresários usavam os brasileiros residentes em diversas cidades americanas para enviarem para o Brasil, especialmente via correios, medicamentos como femproporex, amfepramona e fluoxetina.
Ao todo, de outubro até fevereiro, já foram apreendidas 605 fórmulas de medicamentos, o que resulta em aproximadamente 43 kg.  Segundo a polícia, parte das apreensões ocorreu com o auxílio da Gerência de Segurança Operacional dos Correios em Belo Horizonte que, sob orientação dos policiais, passaram a verificar de maneira mais intensiva e detalhada as encomendas internacionais. Com essa nova atitude, os funcionários descobriram que os remetentes, a fim de dificultar a identificação das drogas, utilizavam-se de papel carbono, balas, bombons, dentre outros materiais.
Além de todo o material apreendido, 10 pessoas  foram presas no Brasil e nos EUA durante as investigações. Todos os detidos foram indiciados por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, com penas que variam de 5 a 15 anos, além do possível acréscimo de pena em virtude da transnacionalidade do delito.
O que são anfetaminas?
Conhecidas como drogas sintéticas normalmente são utilizadas no Brasil para obter melhores resultados nos tratamentos de emagrecimento, como moderadores de apetite. De acordo com regulamentos da ANVISA, o consumo da droga é permitido desde que seja receitado por médicos e dentro de certas dosagens. Desta forma, a venda das anfetaminas deve ser feita apenas mediante receita médica, que deve ser retida pela farmácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário