DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

domingo, 17 de outubro de 2010

Funcionárias choram e se escondem em lojas durante roubo em shopping da zona norte

Durante o roubo a uma loja de bijuterias no shopping Center Norte, na Vila Guilherme, zona norte de São Paulo, no início da tarde deste domingo (17), funcionárias do estabelecimento choraram e se esconderam dentro de lojas para se proteger. Lílian de Souza, que trabalha no Center Norte, chegou a ir para perto da Pubijou, que foi roubada, mas quando viu a correria de funcionários foi para o fundo da loja onde trabalha, que fica ao lado do estabelecimento roubado.

- Eu fiquei chorando por meia hora, não conseguia parar. Agora a gente fica com medo.
De acordo com a Polícia Militar, três homens armados invadiram a Pub Bijou. A vitrine de vidro foi quebrada e peças de mostruários em exibição foram roubadas. A PM cercou o local, mas até por volta das 15h30 ninguém havia sido preso. O helicóptero Águia 12 da polícia sobrevoava a região. No momento do roubo, a Pub Bijou estava fechada.

A comerciante Clara Goulart tinha saído de sua loja para tomar café e viu toda a ação dos bandidos. Ela disse que um segurança do shopping abordou os assaltantes e em seguida foi baleado. Nessa hora, Clara voltou correndo ao seu quiosque.

- Na hora eu corri para a minha loja para me proteger e também as minhas funcionárias.

Por volta das 15h, o movimento do shopping já estava normalizado. Porém, muitos curiosos, policiais e seguranças ainda estavam em frente ao local do crime. A loja assaltada fica na praça central do shopping e próxima a grandes joalherias. No local também iria acontecer um desfile infantil às 14h, mas foi cancelado por causa do roubo. Os desfiles seguintes, marcados para 16h e 18h, estavam previstos para acontecer normalmente.

A assessoria do shopping informou que três assaltantes dispararam contra a vitrine e depois contra o segurança que estava do shopping. O funcionário está no pronto-socorro de Santana e seu estado de saúde não é grave, de acordo com o shopping.

Os bandidos fugiram. Por volta das 15h30, o shopping estava cheio e muitos consumidores não sabiam do roubo. No horário, havia um tapume na frente da vitrine da Pubijou e funcionários estavam limpando os vidros caídos.

O último roubo a joalheria na capital aconteceu no dia 6 deste mês, quando bandidos invadiram a Mont Blanc do Morumbi Shopping, na rua Roque Petroni Júnior, zona sul de São Paulo. Dois suspeitos foram presos em flagrante, mas um conseguiu fugir.

Com esse novo roubo, chega a 13 o total de crimes desse tipo na Grande São Paulo registrados neste ano.

Especialistas
Seguranças de shoppings não atiram. Este é o motivo, segundo especialistas ouvidos pela reportagem do R7, de assaltos a joalherias dentro desses centros comerciais terem "virado moda" na Grande São Paulo.
Para Guaracy Minguardi, doutor em Ciência Política pela USP (Universidade de São Paulo) - especializado em segurança pública -, o bandido pratica o crime que "está na moda". Depois de perceber que alguns tipos de crime "deram certo" - geralmente com planejamento complexo - outros ladrões mais "relaxados" tentam praticar o mesmo delito. Ainda de acordo com o especialista, no caso específico do roubo a joalherias de shoppings, outro grande incentivo é o tipo da segurança feita nesses lugares.

– A segurança [dos shoppings] é mais voltada para prevenir 'bagunça'. Eles geralmente não estão preparados [para crimes mais complexos], tem muita gente [nesses lugares]. Fazer um disparo dentro de um shopping é pior que deixar o roubo acontecer. Já pensou se um segurança dá um tiro e chega a acertar um cliente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário