DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Roraima confirma três casos de dengue tipo 4

A Secretaria de Saúde de Roraima informou nesta quinta-feira (12) que foram confirmadas três infecções por dengue tipo 4 no estado – todas na capital, Boa Vista. Há ainda um quarto caso considerado suspeito e que continua em análise no Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).
As quatro amostras já haviam apresentado resultado positivo após exames preliminares feitos no Laboratório Central de Roraima (Lacen-RR), mas foram encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas para a realização de contraprova e testes complementares.
De acordo com a secretaria, os casos confirmados são de moradores dos bairros Cidade Satélite, Santa Teresa e Buritis. O suspeito é de um morador do bairro Pricumã.
O sorotipo DEN-4 – responsável por esse tipo de dengue – não era detectado no país desde 1982, mas já circula há vários anos em dez nações das Américas, incluindo o Peru, a Colômbia, o Equador e a Venezuela, que faz fronteira com o estado de Roraima.
Os quatro sorotipos virais da dengue provocam os mesmos sintomas: dores de cabeça, no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, febre, diarreia, vômito, entre outros. O protocolo de tratamento também é o mesmo, independentemente do tipo de vírus.
Nessa quarta-feira (11), o Ministério da Saúde fez um alerta nacional para a circulação do vírus. A população brasileira não tem imunidade contra esse sorotipo e, por isso, há risco de epidemia caso ele se disperse para outros estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário