DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

'Padre preso está sem comer e chora muito', diz advogado

O padre Silvio Andrei Rodrigues, preso em Ibiporã (PR), neste domingo (16), segue detido no Centro de Ressocialização de Londrina (PR), nesta segunda-feira (17). Segundo a Polícia Militar, ele estava nu e com sinais de embriaguez. O religioso foi indiciado, de acordo com a Polícia Civil, sob a suspeita de corrupção ativa, embriaguez ao volante e ato obsceno. O advogado José Adalberto Almeida Cunha, que defende o religioso, nega as suspeitas de corrupção e de ato obsceno.
"Ele realizou um casamento na noite de sábado (15) e tomou, me parece, duas taças de vinho durante a celebração. O detalhe é que ele toma medicamentos para depressão e isso o teria deixado um pouco alterado. Estive com ele na manhã desta segunda-feira e o padre ainda não comeu, chora muito e está completamente transtornado", disse o advogado.
Almeida entregou, às 13h desta segunda-feira, o pedido de liberdade do padre ao juiz Sérgio Aziz Neme, do Fórum de Ibiporã. "Entreguei os antecedentes criminais do padre, que são negativos, e os comprovantes de residência e de trabalho dele". Os documentos serão analisados pelo Ministério Público da comarca nesta segunda-feira.
Investigação
O delegado Marcos Belinati, que vai presidir o inquérito do caso, disse ao G1 que não foram realizados exame clínico e bafômetro para comprovar a embriaguez do religioso. "O padre não quis fazer o exame de dosagem alcoólica, mas isso não será necessário, pois temos relatos de testemunhas e do próprio padre, que confirmam que o padre bebeu vinho."
Belinati explicou que o padre foi preso em flagrante por policiais militares e o caso foi registrado pelo delegado Paulo Gomes, que estava de plantão no domingo. "Pretendo concluir o inquérito em dez dias. Ele foi indiciado por corrupção ativa, pois os policiais militares informaram que o padre ofereceu R$ 500 para não ser preso. Ele estava com sinais de embriaguez e sem a batina."
O advogado do padre afirmou que o "religioso toma medicamentos para tratamento de depressão e que o vinho tomado durante o casamento, associado ao medicamento, o teria feito passar mal a ponto de vomitar na batina, que ele tirou por ter ficado suja", disse Alemida.
Ainda de acordo com ele, o padre se dirigia para a casa da mãe, em Londrina, onde passaria a noite no local. Em seguida, ele pegaria um voo para São Paulo, às 7h de domingo.
Abordagem policial
O tenente Marcelo Barros, comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar de Ibiporã, descreveu ao G1 a forma teria ocorrido a prisão do padre. "Uma equipe de três policiais, o sargento Messias e os soldados Roney e Edson abordaram o padre, por volta da 1h de domingo. Segundo relato dos três, o religioso não teria identificado que se tratavam de policiais. Todos estavam fardados."
O comandante disse ainda que o padre teria oferecido dinheiro aos policiais. "Ele ficou assustado com a posição dele, como padre, e da possível exposição que o caso poderia tomar. Em seguida, ele ofereceu uma quantia em dinheiro aos três, que não sei informar o valor", afirmou Barros.
O tenente disse ainda que o relato dos policiais sobre a prisão do padre indicam como o religioso estava vestido na madrugada de domingo. "Ele estava com uma camisa parcialmente abotoada e sem nada por baixo. Ele estava sem a batina, que foi encontrada no banco de trás do carro dele, e sem cueca. Não sei se ele usava meias. Os três policiais ainda não identificaram vestígios de vômito da batina, como alegou o advogado do padre."
Padre atua em São Paulo
Segundo a Arquidiocese de São Paulo, o padre Silvio celebraria uma missa na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, na Aclimação, na Zona Sul de São Paulo, às 19h20 desta segunda-feira. No lugar dele, o padre José Donizete Coelho será responsável pela cerimônia religiosa. Coelho também foi delegado por dom Tarcício Scaramussa, bispo responsável pela Região Sé, para acompanhar o caso envolvendo o religioso preso no Paraná.
Nota da Arquidiocese
A Arquidiocese de São Paulo, em nota, informou que recebeu com perplexidade as notícias amplamente divulgadas sobre a prisão do padre Silvio Andrei Rodrigues, em Ibiporã (PR), e sobre as acusações a ele imputadas. Segundo o documento, o padre Silvio é sacerdote da Sociedade do Apostolado Católico, mais conhecida como Congregação dos Padres Palotinos, cujo Reitor Provincial, Padre Júlio Akamine, acompanha de perto o caso.
Ainda de acordo com a nota, a Arquidiocese de São Paulo deseja que os fatos sejam plenamente esclarecidos, antes de se pronunciar sobre as notícias divulgadas, ou de tomar as providências cabíveis, segundo sua competência. Em sintonia com a Congregação dos Padres Palotinos, a Arquidiocese de São Paulo deseja que sejam assegurados ao padre Silvio os direitos previstos pela Lei, e que sejam evitados o julgamento e a condenação antecipados, sem ainda terem sido elucidados devidamente os fatos e sem que a justiça se tenha pronunciado sobre eventuais delitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário