DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Quarta-feira de Cinzas marca início da Quaresma

Hoje, quarta-feira de cinzas, é dado início a Quaresma, um período de quarenta dias para reflexão e retiro espiritual da população cristã até a páscoa, data que marca, para os católicos a ressurreição de Cristo. Para lembrar o início do período será realizado o rito da Imposição das Cinzas, às 19h, na Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha. O administrador arquidiocesano padre Raimundo Possidônio fará a celebração.

Segundo o padre, a Quaresma data do século IV, época em que a Igreja Católica absorveu o comportamento de penitência e resignação dos monges egípcios e os transformou em liturgia. “Este momento é muito especial para o povo cristão, pois é a oportunidade de se prepararem em vários aspectos, principalmente no que diz respeito às mudanças na vida e maior aproximação com Deus”, explica. Além disso, naquela época, a Quaresma servia como preparação para o batismo católico, até então feito somente em adultos.

“No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás”. Esta é a citalão do Livro de Gênesis, 3:19, que será o mote da Quaresma. Até a terça-feira de carnaval -do latim “carnivale” ou “festa da carne” - a pessoa poderia viver conforme suas vontades e, no dia seguinte, deveria entrar em um processo de abnegação, vislumbrando uma vida nova e livre de pecados.

“Existem pelo menos três aspectos importantes neste período: o jejum, a penitência ou esmola e a oração. No jejum, abre-se mão daquilo que dá prazer; pode ser um alimento, uma bebida ou qualquer coisa interpretada desta maneira, como provação de fé. Na penitência, trabalha-se a conscientização do pecado, o esforço em se livrar dele, onde, através da oração, buscam-se forças para tal e para aprofundar a relação com Deus”, destaca o padre Possidônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário