DEL REY CALÇADOS CARATINGA

DEL REY CALÇADOS CARATINGA
DEL REY CALÇADOS RUA RAUL SOARES 40 EM CARATINGA TELEFONE 3321-1437

SUPER CABO TV CARATINGA

SUPER CABO TV CARATINGA
SUPER CABO TV CARATINGA 3322-7799

CANTOR ZHEN (CARATINGA)

CANTOR ZHEN (CARATINGA)
CANTOR ZHEN (CARATINGA)

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Vigilância Sanitária e Epidemiologia trabalham juntos na fiscalização de lotes vagos

Em todos os bairros é possível encontra-los. Lotes vagos, dominados por mato alto e denso, locais onde lixo se acumula e há grande risco de proliferação de animais nocivos à saúde, além de serem foco de reprodução do mosquito da dengue.
A telespectadora Delma Silva, moradora do centro da cidade, está preocupada com esta situação e entrou em contato com o Super Canal para reclamar das condições de lotes abandonados em Caratinga. Nós procuramos os departamentos de Vigilância Sanitária e epidemiologia que explicaram o que tem sido feito a respeito destes lotes.
Segundo José Carlos Damasceno, diretor do departamento de epidemiologia, atualmente Caratinga possui mais de 3000 lotes vagos na área urbana, atingindo um total de 7000 ao se considerar os distritos e zona rural. José Carlos afirma que não é possível atender a todos os casos, sendo necessário realizar uma triagem, fiscalizando os casos mais críticos e as denúncias recebidas.
José Carlos juntamente com o diretor do departamento de Vigilância Sanitária, Weverton Alves de Oliveira, destaca que antes não havia uma ferramenta eficaz para combater estas situações. Com a aprovação da lei municipal 3139, em setembro deste ano, a situação mudou e a fiscalização traz resultados positivos. Diante de irregularidades encontradas os funcionários do departamento de Epidemiologia fazem solicitações para que os proprietários se adequem no tempo determinado. Caso isso não aconteça o caso é passado para a Vigilância Sanitária que notificará o proprietário. Se ele não corrigir os problemas dentro de 48 horas, será multado.
O trabalho conjunto entre os departamentos de Epidemiologia e Vigilância Sanitária vem conquistando bons frutos. De cada 10 solicitações por parte da Epidemiologia, 4 são atendidas pelos proprietários, e de cada 10 notificações por parte da Vigilância Sanitária, 5 são cumpridas. As multas a que os proprietários estão sujeitos variam entre 100 e 5 mil UFPC (Unidade Fiscal Padrão de Caratinga ). Cada UFPC tem o valor de aproximadamente R$3,50. Isto significa que a multa pode totalizar mais de 17 mil e 500 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário